dengue 2

Citroen C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático X Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático

Ambos fortes concorrentes, são os projetos mais modernos e descolados do segmento

11 Mai 2019 - 07h00Por Rafael Benkendorf

Temos aqui o comparativo com os SUVs mais recentes do mercado nacional com preços e opcionais uoto próximos. O Cactus do comparativo parte de R$ 95.990,00 e chega no site aos R$ 96.825,00 com o acréscimo pacote de sensor traseiro e sistema Tilt Down do retrovisor. Já o nosso querido T-Cross automático parte de R$ 94.490,00 e para ficar com preço e opcionais semelhantes, foi acrescentado o único pacote disponível para a versão, que agrega sensores dianteiros, além dos traseiros, Câmera de ré, Tilt Down e rebatimento com regulagem dos retrovisores elétricos. Ambos foram escolhidos na cor preta que não tem custo adicional.  Agora vamos aos detalhes, prós e contras de cada modelo.

C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático

O destaque do Cactus vai para o motor e o design arrojado. De acordo com a fábrica, vai de zero a 100 km/h em 7,3 s no etanol. Com dimensões muito parecidas com as do T-Cross, possui comprimento de 4,17 m, largura de 1,71 m, altura 1,56 m e um bom entre-eixos de 2,60 m. O portas malas é razoável com 320 litros. O Câmbio automático de 6 marchas vem com opção de trocas sequenciais na alavanca e botão com função sport. Há ainda o sistema Grip Control que muda a tração do Cactus conforme o tipo de terreno.

Em relação aos equipamentos, vem com bancos em couro, volante também revestido em couro, central multimídia de 7 polegadas com Apple Car Play e Android Auto, Ar condicionado digital com controle na central multimídia, partida do veículo por botão, chave presencial, rodas de 17 polegadas, sensores crepuscular e de chuva, faróis de neblina, luzes diurnas em led, lanternas em led, painel digital, apoio de braço central e assistente de partida em rampa. O modelo também conta com 4 airbags de série, piloto automático, cruise control e sistema isofix para cadeirinhas.

Mas nem tudo são flores. Um carro com preço chegando perto dos cem mil reais poderia contar com sensores dianteiros, ter um porta-malas um pouco maior e vir com aquele teto solar do modelo europeu. A posição de dirigir é um pouco mais baixa que a de um SUV legítimo, mas isso não atrapalha.

T-Cross 200 TSI Automático

Por incrível que pareça o destaque do T-Cross também é o seu motor de 3 cilindros turbo que vai de zero a 100 km/h em 10,4 s no etanol. Sim, ele é mais lento. Mas é o 1.0 mais econômico da categoria. O conjunto construtivo do T-Cross mostra a fama da VW. O T-Cross, possui comprimento de 4,19 m, largura de 1,76 m, altura 1,57 m e entre-eixos superior ao do Cactus de 2,65 m. O portas malas é maior com 377 litros podendo chegar a 420 litros modificando os bancos traseiros. O Câmbio automático também é de 6 marchas vem com opção de trocas sequenciais na alavanca e atrás do volante.

O T-Cross não possui opção de bancos em couro, mas o volante vem revestido em couro. Possui central multimídia mais simples de 6,5 polegadas com Apple Car Play e Android Auto, Ar condicionado manual, rodas de 16 polegadas, sensores crepuscular, faróis de neblina, luzes diurnas em led, apoio de braço central, lanternas em led, e assistente de partida em rampa. O modelo já conta com 6 airbags de série, piloto automático, cruise control e sistema isofix para cadeirinhas.

Por se tratar da versão de entrada do modelo com câmbio automático, o T-Cross acaba perdendo em alguns itens como a ausência dos bancos em couro, a falta do sensor de chuva, e o visual mais pobre do painel e do interior no geral. Chave presencial e acionamento por botão também só aparecem nas versões superiores.

Conclusão

Das versões apresentadas, ambos são fortes concorrentes e também os projetos mais modernos e descolados do segmento. O Cactus é mais estiloso, mais completo e veloz, muito veloz. O T-Cross é um pouco mais espaçoso, econômico e menos completo.

Os dois tem muitos atributos, mas também tem seus pesares. Se você gosta de chamar atenção na rua e gosta de mimos com muita potência, mas seu limite é de exatos R$ 97.000,00, ou de até R$ 100.000,00 no máximo, se quiser mais mimos eletrônicos ainda e 6 airbags com o Shine Pack, fique com o Cactus. Não vai se arrepender. Agora se tiver um pouco mais de dinheiro para gastar numa versão mais completa com motor 1.4 turbo do T-Cross, que parte de R$ 110.000,00, esse é o seu carro.   

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de