Cirurgias plásticas para um rosto mais jovem

A face é um das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos do envelhecimento. Rugas, vincos e marcas de expressão trazem ao rosto a sensação de cansaço e, muitas vezes, não condizem com a idade.

09 Jan 2019 - 06h30Por Josinaldo Martins

A face é um das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos do envelhecimento. Rugas, vincos e marcas de expressão trazem ao rosto a sensação de cansaço e, muitas vezes, não condizem com a idade. Por isso, há inúmeras maneiras de amenizar esses problemas e, dentro da cirurgia plástica, os procedimentos são diversos.

Existe uma infinidade de procedimentos quando o assunto é a beleza facial. Da lipoaspiração no pescoço ao lifting e da blefaroplastia à lipoenxertia, a especialidade conta com opções específicas para atender cada uma das demandas dos pacientes.

A blefaroplastia, por exemplo, retira o excesso de pele e das bolsas de gordura das pálpebras. Com o avanço da idade ou devido características hereditárias, as pálpebras apresentam sinais de cansaço causados pelo envelhecimento da face. Na parte superior é comum acontecer o excesso de pele, enquanto que, na pálpebra inferior, é comum o acúmulo de gordura e flacidez de pele. O procedimento costuma ocorrer após os 35 anos de idade. A recuperação, geralmente, leva de cinco a 15 dias e deixa apenas uma pequena e bastante discreta cicatriz.

Já a lipoenxertia é indicada para quem necessita de preenchimento nos lábios, maçãs do rosto e em rugas profundas. A cirurgia, de anestesia local e duração de uma a duas horas, transfere gordura aspirada de outras áreas do corpo para essas regiões do rosto.

Os pacientes que buscam os resultados opostos, ou seja, a remoção do excesso de gordura, têm a opção de aderir à lipoaspiração do pescoço. Ela pode ser realizada isoladamente ou como complementação ao lifting. Este, por sua vez, retira o excesso de pele e flacidez, melhorando o contorno e diminuindo os sinais de envelhecimento.

Na lista de opções para devolver a jovialidade ao rosto ainda estão a toxina botulínica e os preenchimentos cutâneos. Quando bem indicado, o Botox pode suavizar as marcas de expressão sem que seja preciso se submeter à cirurgia. Os preenchimentos podem servir ao aumento dos lábios, melhorar o contorno do rosto e suavizar linhas e sulcos que se formam com o passar dos anos.

Diante de tantas opções, é importante consultar um especialista de confiança para escolher a mais indicada em cada caso. Além disso, independentemente do tratamento escolhido, vale ter certeza de que o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira Cirurgia Plástica.

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Segurança

Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá

Ela utilizou um preservativo para embrulhar o dinheiro e escondê-lo
Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá
Política

MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+

A denúncia foi apresentada pelo vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSol)
MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+
Segurança

Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá

Ele confessou que filmava as partes íntimas de suas colegas para se satisfazer.
Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá
Ver mais de