dengue

Cirurgias plásticas entre adolescentes são comuns

Marcada por transformações físicas e comportamentais, a adolescência, que vai dos dez aos 20 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), costuma ser um período da vida na qual surge a vontade de mudar definitivamente algo no corpo.

16 Jan 2019 - 06h30Por Josinaldo Martins

Marcada por transformações físicas e comportamentais, a adolescência, que vai dos dez aos 20 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), costuma ser um período da vida na qual surge a vontade de mudar definitivamente algo no corpo. Isso porque, é durante essa fase que se intensifica a construção da personalidade, a busca por autoestima e a necessidade de se sentir pertencente a grupos sociais.

Diante de tal cenário, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) sinaliza que o número de adolescentes entre 13 e 18 anos que realizam cirurgias plásticas tem crescido nos últimos anos. A decisão é motivada, conforme a entidade, por opinião de amigos, padrões de beleza impostos pela indústria da moda e estereótipos apresentados em campanhas publicitárias.

Antes de tomar a decisão de recorrer a um procedimento cirúrgico é importante que o adolescente, acompanhado dos pais ou responsáveis, procure um especialista para discutir o anseio e confrontar as expectativas com os resultados esperados após a cirurgia. Os riscos da cirurgia plástica realizada em adolescentes são os mesmos de qualquer procedimento submetido em um adulto. O que pode ser diferente é a chance de frustração por expectativas não realistas causadas pela personalidade ainda em formação.

Portanto, é fundamental que a estrutura psicológica do paciente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia proporciona. Os pais precisam acompanhar de perto todo o processo. A família deve participar das consultas, dos exames pré-operatórios e da recuperação. Para menores de idade, é necessário, ainda, assinar uma autorização para a realização da cirurgia.

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de