Cirurgia de mastoide resolve problemas crônicos e remove tumor

A mastoidectomia é indicada para casos de otites médias crônicas e até quando há presença de tumor benigno dentro do ouvido.

28 Jan 2020 - 12h00Por Marcio Freitas

A anatomia do sistema auditivo é repleta de elementos indispensáveis para que as pessoas possam ouvir perfeitamente em condições normais. Um deles é a mastoide. Esse osso, geralmente, em formato de cone, pode variar de tamanho e forma e está localizado na parte posterior do osso temporal. Na face externa, estão ligados aos músculos do esterno, assim como do esplênio e dorsal longo da cabeça.  

Infecção crônica das orelhas, como a otite média e da própria mastoide, e também após o crescimento de tumor benigno nessa região, conhecido por colesteatoma, podem levar a intervenção cirúrgica, chamada de mastoidectomia. Nessa operação, é feita uma incisão atrás da orelha, o que possibilita a exposição do ouvido e da mastoide. Após isso, o médico utiliza um microscópio para examinar o local e remove o tecido doente no ouvido através da abertura das células aéreas da mastoide. 

Após o procedimento, alguns cuidados para obter o resultado esperado são essenciais. Para evitar infecções, o ideal é proteger a orelha em contato com água. O repouso é indicado de uma a duas semanas, variando conforme a orientação do médico. Não dormir sobre o ouvido operado e, em caso de incômodo na região, procurar o otorrinolaringologista são outras indicações. Em geral, não ocorrem complicações e a recuperação é rápida.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Geral

Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá

Morte ocorreu na tarde desta quarta-feira (27).
Morre aos 62 anos Rubia Torres, sócia proprietária da Königs Bier de Jaraguá
Segurança

Homem que matou ex-companheira em Guaramirim é condenado a 30 anos de prisão

Crime aconteceu em fevereiro de 2023
Homem que matou ex-companheira em Guaramirim é condenado a 30 anos de prisão
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Ver mais de