dengue 2

Cicatrizes podem ser amenizadas com cirurgia plástica

Cicatrizes contam histórias e, ao mesmo tempo, podem gerar grandes desconfortos estéticos, que levam à baixa autoestima em alguns pacientes.

13 Mar 2019 - 07h30Por Josinaldo Martins

Cicatrizes contam histórias e, ao mesmo tempo, podem gerar grandes desconfortos estéticos, que levam à baixa autoestima em alguns pacientes. A cirurgia plástica contribuiu para a redução dessas marcas tornando-as menos aparentes. 
 
É importante ressaltar que o grau de melhora, após o procedimento, depende da gravidade, do tipo, do tamanho e da localização da cicatriz. Em alguns casos, uma técnica específica proporciona resultados significativos. No entanto, o cirurgião plástico pode recomendar uma combinação de técnicas de correção para alcançar os efeitos desejados. 
 
Os tratamentos tópicos tais como géis, fitas ou compressão externa podem ajudar no fechamento das feridas e na cicatrização ou diminuir a capacidade da pele de produzir pigmento irregular. Estes produtos podem ser utilizados para o tratamento de cicatrizes superficiais existentes e descoloração e para ajudar na cicatrização dos procedimentos de correção da cicatriz.
 
Tratamentos injetáveis são, muitas vezes, utilizados para preencher cicatrizes reduzidas. Dependendo da substância injetável utilizada e as condições da cicatriz, os resultados podem durar de três meses a vários anos. A terapia deve ser repetida para manter os resultados. Uma forma de terapia de injeção usa esteróides baseados em compostos para reduzir a formação de colágeno e pode alterar a aparência, tamanho e textura do tecido da cicatriz.
 
Já os tratamentos de superfície são mais frequentemente utilizados para a melhora estética da cicatriz. Estes métodos podem suavizar irregularidades da superfície e reduzir pigmentação irregular. Eles são um meio controlado de remoção mecânica das camadas superiores da pele ou alteração da natureza do tecido. Estas opções de tratamento incluem:
 
Dermoabrasão: ajuda a refinar as camadas superficiais da pele por meio de um método controlado de raspagem cirúrgica.

Laser ou terapia leve: causa alterações na superfície da pele, permitindo que se forme pele nova e saudável no local da cicatriz.

Soluções de peeling químico: penetram na superfície da pele para suavizar irregularidades na textura e na cor.

Agentes clareadores da pele: medicamentos aplicados topicamente para clarear a pele.

 

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de