Chevrolet Cruze sai de linha na China também. E agora?

Com o fim do carro na China, apenas Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ainda vendem o Chevrolet Cruze de segunda geração.

01 Fev 2020 - 07h30Por Rafael Benkendorf

O Chevrolet Cruze já deixou de ser vendido nos Estados Unidos, Canadá e México após o fim da produção local, o que já levantou dúvidas se ele teria uma nova geração. E agora foi a vez da China, onde a GM acaba de encerrar a venda do sedã, como indica o site Auto Sohu.

O início da história começou no final de 2018, quando a General Motors anunciou que iria interromper a produção em cinco fábricas nos Estados Unidos e Canadá. Isso levou ao fim da produção do Cruze no país e, aproveitando que as vendas já estavam baixas, a GM decidiu encerrar a oferta do sedã médio e do hatch.

Então, o posicionamento oficial da GM era que o Cruze ainda seria um modelo importante na China e na América do Sul. A versão reestilizada começou a ser produzida na Argentina, iniciando as vendas no Brasil em agosto de 2019. A esperança era que sua continuidade na China levasse ao desenvolvimento de uma nova geração do sedã médio. Detalhe é que a GM começou a mexer lançando modelos como o Onix Plus, Monza e Malibu XL. O novo Monza tem porte bem próximo. Outro problema é que a China também abraçou a moda dos SUVs com quatro crossovers disponíveis no país.

Com o fim do carro na China, apenas Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ainda vendem o Chevrolet Cruze de segunda geração. Alguns países da Ásia contam com o sedã, mas na geração anterior. Um alento é que ele ainda tem um resultado expressivo o suficiente na nossa região sendo o terceiro sedan médio em vendas no país.

O Cruze é o único carro em produção na fábrica na Argentina e ele ainda terá vida garantida até 2021. A GM anunciou que fará uma parada em fevereiro para iniciar as mudanças na linha de produção para a entrada de um novo carro. Ainda não se sabe qual será este veículo, mas tem tudo para ser outro SUV de porte médio, acima do Novo Tracker.

Fonte: Auto Sohu