Cava: o espumante que convida a viajar pela Espanha

01 Nov 2019 - 19h18Por Kelly Edmann

Você sabia que champanhe não é sinônimo de espumante? Aliás, essa tem sido uma confusão bastante comum entre os apreciadores novatos ou menos frequentes da bebida. É que, na verdade, todo champanhe é espumante, mas nem todo espumante é champanhe e o motivo não poderia ser mais simples: champanhe é um tipo de espumante produzido exclusivamente na região homônima, na França. Por lá, há uma Apelação de Origem Controlada (AOC) das mais tradicionais e rígidas do mundo.

O mesmo acontece na Espanha, que tem seu renomado Cava. E falando dele, chegamos ao nosso assunto principal de hoje. Com denominação de origem desde 1972, o Cava é originário da Catalunha, onde começou a ser produzido na segunda metade do século XIX. Atualmente, 106 cidades espanholas são autorizadas a comercializar espumantes Cava, incluindo também as regiões de Valência, Rioja, Navarra, Aragão, Extremadura e Álava.

Em todas elas, as bebidas devem ser produzidas a partir do método champenoise, que também é conhecido como tradicional. Outra exigência é que o espumante se mantenha em contato com as leveduras por, pelo menos, nove meses após a fermentação. Em geral, os rótulos levam uvas nativas das regiões, com destaque para as variedades Macabeo, Xarel-lo e Parellada. 

Os Cavas costumam ser elegantes e frutados com aromas cítricos e frescos. Por isso, harmonizam superbem com uma infinidade de pratos e combinam muito com os dias quente de verão. Ou seja, são perfeitos para curtir a temporada de praia e piscina.