Casa perfumada e bem estar: conheça os benefícios dos óleos essenciais

Casa perfumada é uma delícia, não é mesmo? E se o aroma trouxer bem estar para os moradores fica ainda melhor. Isso é possível através do uso dos óleos essenciais, extraídos de plantas, ervas, frutas e especiarias.

25 Fev 2019 - 07h30Por Debora Volpi

Casa perfumada é uma delícia, não é mesmo? E se o aroma trouxer bem estar para os moradores fica ainda melhor. Isso é possível através do uso dos óleos essenciais, extraídos de plantas, ervas, frutas e especiarias. Eles trazem um cheirinho agradável para o ambiente e, ainda, atuam no nosso sistema límbico, trazendo sensação de bem estar. 

Segundo a farmacêutica Viviane Nart, que estuda o tema e aplica os benefícios dos óleos essenciais em sua linha de cosméticos na marca Anevi, para cada cômodo pode ser indicado uma diferente fragrância. “Para nos sentirmos bem, nada melhor que o aconchego da nossa casa. E em cada ambiente podemos promover sensações diferentes, conforme nosso dia, humor, atividade que vamos fazer, se pretendemos ficar com mais energia ou mais relaxados”, explica. 

Na sala, de acordo com a especialista, pode-se optar, por exemplo , pelo óleo essencial de Rosas, através de um difusor. O aroma traz aconchego, criando uma atmosfera acolhedora e alegre na casa. Para os momentos de descontração ou quando for receber os amigos, os óleos essenciais de Laranja Amarga e Grape Fruit trazem energia, restauram a alegria de viver e a espontaneidade.  

Na cozinha, os cheiros mais cítricos, como Limão e Bergamota, ajudam a neutralizar os odores, melhoram o humor, dão leveza, vivacidade e promovem a criatividade na hora de elaborar os pratos.

Já na lavanderia, o óleo essencial de pinho é bem-vindo. Ele remete à limpeza.  “Quando estamos muito agitados ou confusos nos pensamentos, este óleo traz clareza”, complementa.

Para o escritório, local onde é preciso foco, o óleo essencial de Alecrim é indicado. Também pode ser utilizado o hortelã, que renova as energias e aumenta a disposição, promovendo concentração e clareza mental para o trabalho e os estudos. Além disso, estimula a criatividade.

No quarto das crianças, os óleos à base de Lavanda e Laranja  são recomendados, pois ajudam a tranquilizar e melhorar o sono. Eles também podem ser usados no quarto dos adultos para ajudar no relaxamento. Esses óleos também são recomendados para auxiliar nos sintomas da ansiedade.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de