transito

Casa Cor SC apresenta ambientes pautados em sustentabilidade, tecnologia e afeto

A união disso tudo resulta em um universo particular que reflete o estilo de vida do morador, uma espécie de refúgio

09 Ago 2019 - 07h00Por Debora Volpi

Com o tema Planeta Casa, a CASACOR Santa Catarina, edição Balneário Camboriú, apresenta 24 ambientes assinados por 41 profissionais do Sul do Brasil. O evento, que segue até o dia 18 deste mês, levanta um debate sobre como trazer a sustentabilidade para dentro de nossas casas, apostando em espaços onde a natureza se faz presente, mas que têm a tecnologia e as memórias afetivas como protagonistas. 

A união disso tudo resulta em um universo particular que reflete o estilo de vida do morador, uma espécie de refúgio. Um lar perfeito para viver e expressar o amor pela vida, usufruindo das facilidades contemporâneas e respeitando o meio ambiente. 

Quanto às tendências, os profissionais trouxeram referências que vão desde o estilo minimalista, até o conceito de urban jungle, que consiste em trazer o cultivo de plantas para dentro das casas e apartamentos. Na cartela de cores, os tons neutros como o preto e o cinza predominam, e dividem espaço com tons mais vibrantes como o coral, ou suaves, como, por exemplo, o rosé. Em relação à marcenaria, destaque para a madeira em suas diferentes nuances e texturas, agregando um toque de naturalidade aos projetos. 

Eu visitei a mostra, a convite da Mobilar, e selecionei meus cinco ambientes favoritos. Confira:  

Hall de Entrada Conceito e Lavabo Tridimensional

Com arquitetura minimalista e conceitual, o Hall de Entrada e o Lavabo chamam atenção pela interatividade e experiência sensorial que proporcionam. Inspirados no conceito oriental de que há duas forças opostas complementares no universo, os espaços são visualmente antagônicos, mas possuem características comuns. No lavabo, o painel tridimensional cria um efeito de profundidade, que encanta os visitantes. 

Por Eduardo Castello Branco e Cibele Castello Branco

Quarto Sincronia

Neste espaço, a proposta é a sincronia entre a energia das cores, texturas da pedra, tecidos, madeiras e vidro, conectando interno com externo no paisagismo da casa. O quarto é vibrante, adequado para descansar e para trabalhar. 

Por Gouveia e Bertoldi Design de Interiores

Suíte do Casal

A inspiração para o projeto é o contraste entre o conceito urbano e a forma como a natureza clama por espaço. O ambiente de 32m² projetado para um casal jovem, vai ao encontro do tema Planeta Casa, trazendo a natureza exuberante do entorno para dentro do ambiente através de uma ampla janela que se abre para um jardim com plantas naturais.  Destaque para a pintura desconstruída de folhagens com tons pastéis, que trazem cor e leveza ao ambiente do casal.

Por Mariane Bassegio e Nando Machado

 Cucina La Madonnina

A essência do projeto está na harmonia dos materiais, com destaque para o dourado, que  reverencia o monumento à La Madonnina, estátua da Virgem Maria em Milão. A marcenaria em lacatto italiano combinada ao uso de ferragens austríacas revelam uma cozinha aconchegante e funcional. A iluminação de design italiano projeta o revestimento em mármore, brindando o ambiente com requinte e sofisticação.

Por Mariana Maran e Daiane Melo de Campos

Sala Cor de Pele

A dupla de arquitetos mergulhou  profundamente em questões da sociedade contemporânea e apresentou uma leitura muito particular sobre a tonalidade da pele. E aproveitou o espaço do living, feito para receber com conforto a todos, ampliando essa percepção para além da escolha das cores do ambiente, das texturas, do mobiliário e das peças de design. Mas, principalmente, diante de uma curadoria de artistas visuais radicados em diversas regiões do Brasil conhecidos por suas narrativas de valorização das diferenças.

Pedro Tessarollo e Jairo Lopes

Matérias Relacionadas

Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Ver mais de