dengue

Câncer de testículo: como confirmar?

Normalmente, assintomático no estágio inicial, o câncer de testículos exige cuidados que passam pela prevenção e atenção aos mínimos sinais do corpo, com especial importância ao autoexame.

18 Abr 2019 - 07h00Por Raphael Lahr

Uma doença silenciosa, mas que corresponde a 5% dos casos de tumor entre os homens no mundo. Normalmente, assintomático no estágio inicial, o câncer de testículos exige cuidados que passam pela prevenção e atenção aos mínimos sinais do corpo, com especial importância ao autoexame. 
 
Por isso, ao perceber qualquer alteração, o paciente deve consultar um médico e, em geral, a confirmação da doença exige uma ultrassonografia do testículo. Ela tem papel fundamental no diagnóstico, pois caracteriza a presença do tumor e a relação com as estruturas vizinhas, além de diferenciar de outras doenças, como a torção de testículo e a inflamação testicular. Outra vantagem do ultrassom é a capacidade de mostrar tumores não palpáveis, sendo estas lesões diagnosticadas em fases iniciais, facilitando o tratamento desses pacientes.
 
A tomografia de abdômen é outro exame indispensável na avaliação pré-operatória e no acompanhamento da investigação de metástase, que ocorre, principalmente, no retroperitônio (espaço anatômico atrás da cavidade abdominal). O tratamento é um dos mais bem-sucedidos dentro da oncologia e consiste na retirada do testículo adoentado. A taxa de sucesso da cirurgia é de mais de 90%. Os especialistas orientam, ainda, o congelamento dos espermatozoides antes da cirurgia e o uso de prótese testicular no ato operatório.

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de