BMW X2: O SUV com pegada de hatch médio
Se nas fotos chama a atenção, ao vivo ele é ainda mais bonito
Revelado no Salão de Paris em 2016 como projeto X2 Concept, o visual foi uma das virtudes mais elogiadas. Surgia um SUV compacto, mas com estilo cupê e pegada esportiva capaz de atrair os olhares de quem sempre gostou de hatches. Dois anos depois, o BMW X2 chega praticamente com o mesmo visual do conceito, mecânica refinada e argumentos para conquistar quem ainda não está afim de um SUV, mas, por questões de mercado, não quer ficar fora da onda.
O novo X2 é um SUV com estilo cupê que tem no visual o seu principal trunfo. Se nas fotos chama a atenção, ao vivo ele é ainda mais bonito. A dianteira tem a grade um pouco mais bicuda e amplas entradas de ar na parte inferior do para-choque. Seu conjunto óptico full-LED com as linhas anguladas do capô conferem o estilo cara fechada. Mas é de lado que ele te surpreende. A linha de cintura alta e o teto mais baixo deixam a silhueta do X2 moderna e esportiva. O emblema BMW na coluna C sai do convencional e na traseira as lanternas horizontais com assinatura em LED tem risco minimalista.
Internamente, uma faixa que lembra fibra de carbono e uma faixa de LED que se integra com os painéis das portas, painel digital e teto solar panorâmico. Os bancos dianteiros têm formato esportivo com ajustes elétricos e ar-condicionado automático digital com duas zonas. Vem ainda com câmera de ré, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensor de estacionamento, 6 airbags e pneus run-flat.
A plataforma UKL é a mesma compartilhada com a Mini e o irmão X1. O motor é um 2.0 Twin Power turbo de nova geração que entrega 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e torque de 28,6 kgfm entre 1.350 e 4.600 rpm. Trabalha em conjunto com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Possui 3 modos de condução: Sport, Eco e Comfort. A direção elétrica é afiada e responde prontamente ao comando, enquanto as trocas de marchas são extremamente rápidas e feitas no momento esperado. Para quem curte, há opção de troca pelas borboletas no volante.
A versão de entrada custa a partir de R$ 191.950,00. Esta versão das fotos é a X2 sDrive20i M Sport X e ela passa dos R$ 240.000,00. No visual, tem mais estilo com as rodas de 19 polegadas e as molduras plásticas nas caixas de rodas e na parte inferior, o que contrasta bem com esta cor dourada. O para-choque traseiro também é mais robusto, com destaque para as duas saídas de escape com o mesmo diâmetro das utilizadas no X6. Traz ainda uma central multimídia de 8,8 polegadas, head-up display, teto solar panorâmico, abertura das portas e tampa do porta-malas por proximidade e retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento.
A X2 mede 4,36 metros de comprimento, tem 2,67 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,54 m de altura. Em relação ao X1, é 60 mm mais curta 90 mm mais baixa. O porta-malas tem capacidade para 470 litros que vai a 1.255 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Na minha opinião, é um dos SUVs mais belos do mercado. E você Fancar? Vai de X2?