dengue 2

Aumento no número de casos de sífilis exige atenção e cuidado

A doença pode levar à morte. Então, ao menor sinal, é essencial buscar tratamento adequado

22 Ago 2019 - 07h00Por Raphael Lahr

O aumento no número de casos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) têm chamado a atenção de especialistas em todo o país. Esse crescimento ocorre, em suma, porque uma parcela da população, principalmente, de jovens, encara as doenças de forma despreocupada. 

É o que acontece, por exemplo, com a sífilis. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis, de 2018, o Brasil vem registrando crescimento no comparativo com anos anteriores. Se levarmos em consideração os doze meses de 2016, houve acréscimo de 28,5% na taxa de detecção em gestantes, 16,4% na incidência de sífilis congênita e 31,8% na incidência de sífilis adquirida. Um Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) ainda constatou que das 7.586 pessoas testadas, 54,9% tinham o vírus e 38,4% apresentavam alto risco de desenvolver câncer.

Também é interessante saber que, em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, somente em 2019, foram registrados quase mil casos da doença. Com os diagnósticos atuais, a média de incidência chegou a 441 ocorrências a cada cem mil habitantes. 

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida em relação sexual sem proteção com pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. Entre os sintomas, dependendo do estágio, estão manchas no corpo, febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas e lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas. 

A doença pode levar à morte. Então, ao menor sinal, é essencial buscar tratamento adequado. Mas, o mais importante de tudo é sempre praticar sexo seguro, evitando a transmissão.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Segurança

Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá

A velocidade máxima permitida continua sendo 60 km/h. Os equipamentos contam com uma tecnologia mais moderna e eficiente, com uma resolução superior aos equipamentos antigos
Novos controladores de velocidade começam a operar nesta sexta-feira, em Jaraguá
Segurança

(Vídeo) Carro fica parcialmente destruído após acidente na SC-108 em Guaramirim

O caminhão foi projetado para fora da rodovia e acabou colidindo em árvores à margem da pista.
(Vídeo) Carro fica parcialmente destruído após acidente na SC-108 em Guaramirim
Ver mais de