dengue

As tendências de décor apresentadas durante a Casa Cor SC

O tom, neutro e discreto, foi a escolha de grande parte dos arquitetos catarinenses, que assinam os projetos expostos.

26 Nov 2018 - 09h59Por Debora Volpi, do @apto603

Um total de 40 arquitetos, 25 ambientes e um desafio: trazer vida para dentro das casas. Assim foi a edição Santa  Catarina da Casa Cor, que encerrou, no último dia 25, em Florianópolis. Conhecido como a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, o evento apresentou as principais tendências de décor da atualidade. 

O tema deste ano, Casa Viva, provocou os arquitetos a explorarem o verde, como um  símbolo da conexão entre o morador e a natureza. Afinal, vivemos uma rotina cada vez mais agitada e chegar em casa precisa ser um momento de bem estar. 

Pensando nisso, os arquitetos criaram ambientes aconchegantes e propícios ao relaxamento. Um exemplo disso é a Casa Ônix by Karsten, assinada por Gabriel Bordin, que ganhou a capa do anuário da Casa Cor Santa Catarina. O projeto surpreende em todos os detalhes e faz jus ao tema da edição de 2018. Inspirado na pedra ônix, que simboliza equilíbrio e segurança, o arquiteto criou um espaço para se desconectar. Destaque para o entorno verde, que nos leva para longe da agitação urbana. Aberturas emolduram a vegetação, permitindo que a luz natural adentre o espaço. Outra tendência neste sentido, é o conceito de urban jungle, que apareceu em diversos projetos. A ideia de cultivar plantas em casa, aproximando o morador da natureza, esteve bastante presente na mostra.
 
Em termos de cores, uma delas foi protagonista. Se a Casa Cor tivesse uma única tonalidade, certamente, ela seria cinza. O tom, neutro e discreto, foi a escolha de grande parte dos arquitetos catarinenses, que assinam os  projetos expostos. Fácil de coordenar, ele possibilita uma infinidade de combinações. E pode ser utilizado desde a marcenaria, até têxteis e acessórios. Destaque para as roupas de cama na tonalidade cinza. Elas roubaram a cena, trazendo uma sensação de aconchego, além de um toque de sofisticação,  para a hora de dormir.

Os tons acobreados também seguem em alta. E as possibilidades de incorporar essa tendência ao décor são infinitas. Na Casa Cor Santa Catarina, diversos tons de cobre apareceram nos ambientes, trazendo glamour a acessórios, metais, cubas, objetos decorativos e até mesmo na marcenaria. Os tons acobreados substituem o prata e o dourado,. Mas podem ser coordenados, facilmente, com esses clássicos do décor, o que também traz um efeito interessante à composição.

Legenda da Foto

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Ver mais de