transito

Alimentação na gestação

A alimentação da gestante tem influência direta sobre a saúde do bebê, não só dentro do útero, mas também na vida adulta. Chamamos esse conceito de epigenética.

20 Jan 2020 - 13h30Por Cristiane Molon

A gestação é um momento de plenitude. Nesse período, com as mudanças hormonais, do metabolismo e de hábitos são processados no corpo e na mente da gestante verdadeiros movimentos sísmicos, alterando o comportamento, o emocional e o metabolismo geral. A gestante precisa de uma boa nutrição, pois tal escolha vai exercer um forte impacto na saúde do feto, do recém-nascido, da criança até a idade adulta. 

A alimentação é essencial para a manutenção da saúde da placenta e o transporte de nutrientes entre mãe e bebê. É da alimentação da mãe que vem a matéria-prima, ou seja, nutrientes necessários para que o bebê se desenvolva bem. Diante dos conhecimentos atuais sobre a importância da epigenética, é essencial cautela na escolha dos alimentos, no controle do estresse, na qualidade do sono, na prática regular de exercício físicos, pensando em uma gestação saudável e na saúde do filho a longo prazo.

Durante essa fase, cuide da alimentação, priorize alimentos com mais proteína, como carnes, peixes, ovos, quinoa. Consuma mais folhas verdes e vegetais, ricos em ácido fólico, ferro, vitamina C, vitamina A e cálcio. Lembre-se: a saúde do seu bebê depende das suas escolhas.
           
DICAS:
- Inclua no cardápio alimentos variados, pois quanto mais variada a alimentação, menores os riscos de se desenvolver a carência de algum nutriente; 
- Diminua o consumo de sal, substituindo-o por especiarias, como alho, alecrim, salsa, açafrão, manjericão;
- Ingira líquidos, de preferência, entre as refeições, evitando, assim, má-digestão. Invista em chás como camomila, erva-doce e cidreira. Lembre-se que a hidratação começa de dentro para fora. 
- Abandone os refrigerantes, sucos industrializados, chá mate e chá preto (estes contêm cafeína podendo diminuir a absorção de ferro). Evite o café.
– Evite o consumo de doces, deixando-os para festas ou para o dia do lixo. 
–Não coma até ficar empanturrada. Sentiu que está saciada, pare de comer.
- Fique longe dos adoçantes artificiais, como aspartame e a sacarina.  Vários estudos mostram os efeitos do uso de adoçantes na gestação com reflexos na saúde do bebê, como hiperatividade e excitação do sistema nervoso. Comece modificando o paladar: se usa dez gotas, diminua para oito, seis, duas gotas até parar. Você vai perceber que o paladar também tende a mudar.
- Consuma alimentos ricos em ômega 3, como truta, sardinha, atum, salmão, semente de linhaça. Os ácidos graxos são importantes para o desenvolvimento neurológico do bebê.
- Exponha-se ao sol, pelo menos, dez minutos ao dia, para aumentar a síntese de vitamina D, importante para a saúde óssea, coração, intestino e sistema imunológico.

Matérias Relacionadas

Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de