Abaixo, A baixo, Embaixo, Em baixo? Como é que se escreve?

Algumas dúvidas em relação ao adequado uso de determinadas palavras ou expressões levam a erros comuns, que costumam ser mais perceptíveis na escrita, pois na oralidade, muitas vezes, têm a mesma pronúncia.

27 Set 2019 - 08h00Por Leoní Cimardi
Algumas dúvidas em relação ao adequado uso de determinadas palavras ou expressões levam a erros comuns, que costumam ser mais perceptíveis na escrita, pois na oralidade, muitas vezes, têm a mesma pronúncia. Portanto, recomendo a todos, mas em especial aos estudantes e “concurseiros”, que sempre levem consigo aquelas regrinhas que, se consultadas, poderão evitar que se cometam equívocos tanto na escrita quanto na oralidade.
 
Abaixo, traremos esclarecimentos relacionados a algumas dúvidas frequentes, então, sugiro que você leia em baixa velocidade e com muita atenção esta coluna de cima a baixo para nunca mais errar e, desta maneira, não ficar embaixo.  
 
Então, vejamos! 
 
“Abaixo” ou “A baixo”? 
 
A palavra abaixo e a expressão a baixo existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.  
 
“Abaixo”, escrito junto, é advérbio de lugar com significado de: em posição inferior, em lugar menos elevado, em situação de menor importância. Abaixo é sinônimo de embaixo.  Observe: 
Meu filho caiu abaixo do muro do quintal do vizinho.  
O complemento da informação está na tabela abaixo. • Para hoje as previsões meteorológicas indicam temperaturas abaixo de zero. 
 
A palavra abaixo também é usada como interjeição que expressa protesto e reprovação.  
Abaixo a discriminação e o racismo! • Abaixo toda forma de violência! 
 
A expressão “a baixo”, escrita separada, é formada pela preposição “a” e pelo substantivo “baixo”. É usada para estabelecer uma relação com as expressões “de cima” ou “de alto”. 
Observe: 
Ele olhou o prédio de alto a baixo e decidiu entrar. 
Na sua bicicleta, desceu o morro de cima a baixo. • Meu cachorro estava tão sujo que o molhei de cima a baixo com um balde. 
 
“Embaixo” ou “Em baixo”? 
 
“Embaixo”, escrito junto, é a forma correta de escrita da palavra quando se referir a um advérbio de lugar, pois transmite uma ideia de posição de inferioridade, ou seja, de algo que está em lugar inferior a outro: abaixo, debaixo, inferiormente. Observe: 
O gato está embaixo da mesa. 
Olhando do décimo andar de um prédio tudo parece pequeno lá embaixo. • As folhas que você está procurando estão embaixo daquela caixa. 
 
Pode significar também uma posição de inferioridade no sentido de alguém não possuir recursos e prestígio, estando acabado, arruinado, fracassado, por baixo. • Ele já foi um escritor prestigiado, mas hoje em dia está embaixo. 
Sem o dinheiro e os recursos de antigamente, meu patrão está completamente embaixo. 
 
A palavra embaixo é usualmente utilizada na locução adverbial “embaixo de”, sinônima de: debaixo de, sob e abaixo de, se referindo também a uma posição inferior. 
Mas fique atento: o antônimo (contrário) de “embaixo” é “em cima”. É de salientar que embaixo deve ser escrito de forma junta, numa só palavra, e que em cima deve ser escrito de forma separada, formando duas palavras. • O papel está embaixo da caixa.   /   O papel está em cima da caixa. 
 
“Em baixo”, quando escrito de forma separada, desempenha a função de adjetivo na sentença. Ou seja, nesse caso, ele qualifica um substantivo: 
Observe: 
Durante a aula falem com a voz em baixo tom. • A pintura do artista é em baixo relevo.  • Nesse trecho é melhor dirigir em baixa velocidade.  
 
Mande suas dúvidas.   
Entre um ponto e outro, tentaremos esclarecer a todos!