dengue

A revolução tecnológica a favor da medicina

A utilização da tecnologia para a digitalização e aprimoramento dos processos, na saúde, é uma verdadeira revolução.

20 Fev 2019 - 07h30Por Josinaldo Martins

Aplicativos que monitoram a atividade física, a frequência cardíaca e a qualidade do sono, através do celular. Realização de eletrocardiograma, por meio de relógios inteligentes. Dispositivos que permitem o diagnóstico de doenças, de forma remota. Robótica, nanotecnologia, impressão 3D e inteligência artificial. 
Tudo isso já faz parte do universo da medicina e comprova uma realidade: a tecnologia está revolucionando os procedimentos na área da saúde.  

A recente resolução do Conselho Federal da categoria, que regulamenta a chamada telemedicina, ascende ainda mais o debate em torno do uso da tecnologia no segmento. A medida permite aos médicos o atendimento à distância, usando, por exemplo, um computador ou smartphone. A prática divide opiniões, mas o fato é que a telemedicina, assim como a aplicação da tecnologia na saúde, já é um movimento global, e presente em todos os lugares do mundo.

Empresas de tecnologia estão criando pulseiras, relógios, adesivos, chips e uma série de dispositivos que estimulam o paciente a colaborar no monitoramento de seus  indicadores de saúde em tempo real, assumindo de forma proativa as rédeas do próprio tratamento. Todas essas inovações irão aumentar a longevidade desse paciente e trazer mais qualidade de vida para ele. Essa participação ativa do paciente é uma mudança de cultura, transferindo as decisões que antes estavam centralizadas nos médicos, para decisões em conjunto, otimizando os resultados. 

Na área das cirurgias plásticas, impressões em 3D de tecidos humanos, que funcionam como pele, já estão em fase de testes. Outro avanço é a  lipoaspiração ultrassônica, que permite dissolver a gordura, minimizar o trauma e focar na retirada da gordura lesionando o mínimo possível das outras estruturas. 

Em resumo, a utilização da tecnologia para a digitalização e aprimoramento dos processos, na saúde, é uma verdadeira revolução.  E para ter um impacto positivo nas nossas vidas deve sempre ter o intuito de melhorar a qualidade da experiência dos pacientes, contribuindo também para resultados cada vez mais satisfatórios na sua saúde e bem estar.

Matérias Relacionadas

Segurança

Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder

Caso foi registrado na madrugada deste sábado (20)
Mulher arremessa faca contra namorado em Schroeder
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Ver mais de