Câmara de Guaramirim

A importância de incluir a criança nos afazeres da casa!

Quando assim o fazemos, estamos oportunizando nossos filhos de serem atuantes no sistema familiar!

08 Ago 2019 - 08h00Por Camilia Sguário

Quantas vezes nos “pegamos” fazendo coisas pelas crianças que elas já são capazes de fazer? E quando percebemos que elas estão quase conseguindo algo, e vamos lá e damos “aquele empurrãozinho” e finalizamos para ela?

Já dizia a sabia Maria Montessori: “Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo na aprendizagem.”

Diariamente temos muitas oportunidades de envolver as crianças nos afazeres da casa, não como sendo uma obrigação, um peso. Mas sim, como alguém capaz e que contribui para esse espaço de amor e experimentação que é o nosso lar. A cozinha é um ótimo lugar para promover essas vivências, seja guardando as louças, arrumando a mesa, recolhendo os pratos, preparando alimentos, lavando as frutas e verduras, enfim, são múltiplas as tarefas que podemos ter a participação dos pequenos.

Deixar a criança fazer as coisas por si só, promovendo um espaço de cooperação. Fazer as coisas em casa pensando no bem comum dos moradores, perceber a alegria e satisfação da criança ao descobrir que ela consegue é também nossa missão. A criança, assim como nós adultos, se sente bem ao perceber que está fazendo coisas úteis, que contribui para seu lar e para as pessoas que alí residem, além de novas habilidades estarem sendo desenvolvidas. E assim, vai se sentindo capaz de aprender coisas novas em qualquer espaço. 

Foto: Camila Sguário