Toyota Yaris Cross será o novo SUV da marca lá fora

Os designers mexeram bastante na frente, e isso levou a um novo desenho para o para-choque, principalmente na região dos faróis de neblina, agora na horizontal e com uma área menos esculpida.

25 Abr 2020 - 12h08Por Rafael Benkendorf

O novo SUV compacto da Toyota baseado no Yaris enfim é apresentado oficialmente pela fabricante. Batizado como Toyota Yaris Cross, ele revela seu parentesco com o hatch. Ele fará sua estreia no Japão no 2º semestre deste ano, quando sua chegada à Europa acontecerá somente em 2021, sendo produzido na França.

Os designers mexeram bastante na frente, e isso levou a um novo desenho para o para-choque, principalmente na região dos faróis de neblina, agora na horizontal e com uma área menos esculpida. Os faróis também foram redesenhados e tem um novo formato menos ousado do que no compacto.

Na lateral, a mudança é maior, com a adição de proteção plástica nas caixas de roda e na parte de baixo das portas. É neste ângulo que fica claro como o modelo está maior, principalmente na traseira. As lanternas usam um acabamento escurecido, mas as luzes em LED formam uma linha horizontal e o formato geral da peça é bem mais simples. A tampa do porta-malas teve que ser redesenhada por conta do aumento no tamanho e o para-choque tem duas passagens de ar nas laterais. Já o interior é o mesmo do Yaris europeu.

O modelo será feito sobre a plataforma modular TNGA-B, variante para modelos compactos abaixo do Corolla. Comparando com seus futuros concorrentes, o Jeep Renegade tem 4,23 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, enquanto o Volkswagen T-Cross mede 4,19 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Ele está mais próximo de modelos como o Citroën C4 Cactus, com 4,17 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos.

A Toyota tem muita esperança no Yaris Cross, pois planeja fabricar mais de 150 mil unidades por ano na fábrica Francesa. Mas ficará apenas na Europa e Japão, pois a marca trabalha em um modelo específico para os norte-americanos, baseado no Corolla. No Brasil, também teremos um SUV compacto da marca, previsto para ser feito em Sorocaba (SP) a partir de 2021, usando a base e motores do Corolla.