GNet

Novo Citroën C3 é revelado e chega em abril de 2022

A marca francesa trabalhou em um novo C3 para países emergentes, de olho principalmente no Brasil e na Índia

19 Set 2021 - 10h49Por Rafael Benkendorf

A Citroën finalmente mostrou oficialmente o modelo que será fabricado no Brasil e tem a missão de aumentar a presença da marca em nosso mercado. 

A marca francesa trabalhou em um novo C3 para países emergentes, de olho principalmente no Brasil e na Índia. Parte do projeto “C-Cubed”, que dará origem a mais dois modelos até 2024 (um SUV e um sedã), estreando primeiro na Ásia antes de chegar aqui. No caso do C3, a empresa diz o desenvolvimento levou cinco anos e que, no caso da Índia, tem 90% de localização.

O design é bem diferente do modelo europeu, embora com alguns pontos em comum. Por exemplo, usa o logo da Citroën esticando com barras cromadas até os faróis, só que a versão nacional usa uma iluminação diurna em LED na parte superior que é bem mais estreita do que o europeu. Repete os faróis logo abaixo e a linha diagonal em LED branco que faz a juntação com o acabamento prateado que vem do logotipo da marca. O teto é bem mais reto, assim como a tampa do porta-malas. A traseira também é consideravelmente diferente, não só por ser menos inclinada, mas por ter outras linhas. Os faróis tem a mesma proporção do europeu, porém utilizam ângulos retos e são destacados por um vinco.

Internamente o C3 segue a estratégia da Citroën de apostar em um design ousado. O painel usa uma peça bem larga com um acabamento colorido (sempre combinando com a parte externa) e com pequenos furos na parte do passageiro, enquanto as saídas de ar nas extremidades ficam na vertical. Terá também um painel de instrumentos totalmente digital.

No centro está uma enorme tela de 10” com Android Auto e Apple CarPlay (usando conexão com fio). Tem até uma área específica para prender o suporte para smartphones logo ao lado da multimídia. A Citroën promete oferecer uma linha bem completa de acessórios para personalizar o veículo.

O modelo é pequeno, com 3,98 m de comprimento e um entre-eixos de 2,54 m. A Citroën promete que será bem espaçoso internamente e com um porta-malas com capacidade para 315 litros. As opções de cor podem ter pintura única ou com teto em outro tom. No caso do modelo para América Latina, poderá ser comprado com as carrocerias nas cores branco Ice, preto Perla Nera, cinza Grafito, cinza Artense e azul Spring, além do teto branco ou preto. Ou seja, a pintura laranja das fotos acima será exclusiva para a Índia, onde também pode ter o teto cinza.

No Brasil, terá o mesmo 1.6 de 118 cv a 5.750 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm e tudo aponta que receberá motores da Fiat – o mais cotado é o 1.0 turbo que equipará o Fiat Pulse, com cerca de 120 cv e 20 kgfm. A Citroën ainda diz que foi desenvolvido para ter uma versão totalmente elétrica caso precise atender ao mercado.

Fonte: motor1.uol.com.br

GNet