dengue
Votação

Votação para decidir abertura de julgamento contra Dilma pode durar 20 horas na terça

05 Ago 2016 - 11h26
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, e líderes partidários, definiram nesta quinta-feira (4) as regras para a votação da chamada fase de pronúncia do impeachment, marcada para próxima terça-feira, dia 9. Essa fase é de reconhecimento de que há provas suficientes para abrir o julgamento contra Dilma Rousseff.

Se todos os senadores falarem, a sessão pode durar cerca de 20 horas seguidas. A reunião será presidida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski. O ministro do Supremo disse que todos os procedimentos da votação do dia 9 já foram definidos.

Cada senador inscrito terá dez minutos de fala; a defesa e a acusação terão cada uma 30 minutos. O relator do caso, senador Antônio Anastasia, do PSDB, também terá 30 minutos para explicar seu relatório, que pede a abertura do julgamento do impeachment contra Dilma Rousseff.

Se o relatório for aprovado pela maioria simples dos senadores, têm início a última etapa do processo, o julgamento final.

Antes do julgamento, acusação e defesa terão 48 horas cada para entregar as considerações finais. Em seguida, há um prazo de dez dias para iniciar o julgamento definitivo, que deve ocorrer no final deste mês. A data ainda não está marcada.

Ficou definido também que cada parte, ou seja, acusação e defesa, poderão selecionar seis testemunhas para falar no julgamento final, o que só vai acontecer se o relatório de Anastasia for aprovado no próximo dia 9. As informações são da Agência Brasil.

Matérias Relacionadas

Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Ver mais de Brasil