Eleições
Votação mobiliza cerca de 2 milhões de mesários no paÃs
Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos especÃficos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.
A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos polÃticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.
O eleitor que atua como mesário, além de contribuir para a realização das eleições, tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.
Programa Mesário Voluntário
Para ampliar a participação de mesários voluntários nas eleições, a Justiça Eleitoral criou o Programa Mesário Voluntário, que incentiva a adesão aos serviços eleitorais de maneiraconsciente e espontânea. Desde 2004, são desenvolvidas ações para estimular a cooperação do cidadão com a realização das eleições. Os interessados podem buscar mais informações nos sites dos tribunais regionais eleitorais ou com a  Ouvidoria do TSE.
Treinamento
O treinamento de mesários ocorre nas modalidades presenciale adistância. Neste ano, a Justiça Eleitoral preparara cerca de 180 mil mesários por meio de curso a distância. Quem trabalhar na eleição também poderá utilizar o aplicativo Mesário, ferramenta que disponibiliza informações complementares ao treinamento e pode ser obtida gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Criado em 2016, o App reúne informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar nas eleições.
A ferramenta - que está com nova interface neste ano - permite acesso direto a todas as informações de interesse dos mesários de modo rápido e intuitivo, responde a dúvidas que possam surgir e ainda oferece links de acesso para conteúdos on-line e off-line, como manuais e vÃdeos de treinamento, passo a passo para o dia da eleição e uma série de perguntas e respostas para orientar a atuação do mesário. Pelo App, também são enviadas notificações, avisos e alertas dos TREs. Após as eleições, o mesário tem acesso a um formulário para feedback à Justiça Eleitoral.
Os mesários convocados e voluntários devem ficar atentos à data local do curso preparatório, conforme informado pela Justiça Eleitoral. Para o treinamento a distânciaé necessária a chave de inscrição, fornecida pelo cartório eleitoral. O número de vagas é limitado e compete ao tribunal regional de cada estado distribuÃ-las. Se o mesário não recebeu a chave de inscrição, é porque não há treinamento a distância disponÃvel.
Instruções para acesso ao curso a distância:
O treinamento a distância é ofertado no Portal de Educação a Distância do TSE e é necessário realizar um cadastro para acessar o curso.
Se você ainda não possui cadastro, clique aqui para criar seu usuário e senha.
Se você já possui cadastro e esqueceu a senha, clique aqui para recuperá-la.
Agora que você já tem os dados de acesso, siga as orientações abaixo para acessar o treinamento para mesários.
1 – Acesse o Portal de Educação a Distância do TSE e faça o login.
2 – Em Catálogo de Cursos > Mesários, busque o TRE do seu Estado e clique em Acesso no curso Treinamento para Mesários – Eleições 2018.
3 – Digite a chave de inscrição e clique no botão Inscreva-me. A chave de inscrição foi informada pelo seu cartório eleitoral no documento da sua convocação.
Mais esclarecimentos sobre o treinamento a distância de mesários podem ser obtidos no site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, na opção Fale com o TRE.
Se precisar de ajuda para acessar o treinamento a distância, fale com a Ouvidoria do TSE.
Conheça a legislação relacionada ao mesário:
Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997 – Manifestação individual. Vestuário. Propaganda. Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral.
Resolução-TSE nº 22.747, de 27 de março de 2008 – Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral.
Resolução nº 23.381, de 19 de junho de 2012 – Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral.
Resolução-TSE nº 23.554, de 18 de dezembro de 2017  – Atos preparatórios para as Eleições 2018.
Resolução-TSE nº 23.555, de 18 de dezembro de 2017 – Calendário Eleitoral.
Resolução-TSE nº 23.551, de 18 de dezembro de 2017 – Propaganda eleitoral.
Portaria 154 de 24 de fevereiro de 2017 – Valor para alimentação de mesários e de colaboradores para as Eleições 2018.
Matérias Relacionadas
Economia
Produção de motocicletas em 2025 deve ser a maior desde 2011
Setor cresceu 25,8% na comparação de fevereiro com o ano passado

PolÃtica
Campanha a todo vapor
Confira os bastidores da polÃtica desta sexta-feira (14) com o comentarista Cláudio Prisco ParaÃso

Segurança
PolÃcia prende integrante de grupo que aplicava o golpe da novinha em Santa Catarina
Criminosos extorquiam e ameaçavam vÃtimas após conversas por aplicativos entre homens e supostas menores

Economia
Taxa zero para importação de nove tipos de alimentos começa a valer nesta sexta (14)
Medida não beneficiará carnes de aves e de porco
