transito
Brasil

TSE valida candidatura de João Alberto Capiberibe (PSB) ao governo do Amapá

17 Out 2018 - 02h04
No primeiro turno das eleições, Capiberibe recebeu 119.500 votos (30,10% dos válidos), atrás de Waldez Góes (PDT), que obteve 33,55%. Os dois disputarão agora o segundo turno.

A controvérsia gira em torno da coligação que PT e PSB formam no Amapá. Na chapa que disputa o governo amapaense, o Partido dos Trabalhadores indicou inicialmente o professor Marcos Roberto para ser o vice de Capiberibe.

O TSE, no entanto, decidiu que os candidatos a deputado federal e estadual, senador e governador por PT, PPS e Patriota no Amapá não poderão concorrer nas eleições deste ano por falta de prestação de contas de seus diretórios regionais.

No dia 11 de outubro, a coligação havia tentado trocar o vice da chapa de Capiberibe, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) negou a substituição, sob a alegação de que o prazo legal (17 de setembro) já havia terminado.

Agora, com a decisão do TSE, a coligação poderá trocar o vice e seguir na disputa.

"Em relação ao candidato do PSB, não pairava nenhuma sorte de impedimento ou impugnação. Foi um candidato chancelado em segundo lugar pela soberania popular (no primeiro turno)", destacou o ministro Luís Roberto Barroso.

"Embora fosse mais comum simplesmente negar a participação da chapa, seria profundamente injusto com o candidato, que não trazia mácula em si, e com a soberania popular", completou Barroso.

O ministro Admar Gonzaga concordou com o colega, mas ressaltou que "esse caso é excepcional e deve ser tratado como excepcional".

Matérias Relacionadas

Esportes

Ingressos para amistosos da seleção brasileira de vôlei na Arena Jaraguá estão à venda

A compra deve ser feita exclusivamente no site Ingresso de Vantagens. O Brasil enfrenta a Argentina dia 19 e o Chile, dia 20
Ingressos para amistosos da seleção brasileira de vôlei na Arena Jaraguá estão à venda
Educação

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem

Inscrições devem ser feitas na Página do Participante
Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem
Segurança

Polícia alerta para site falso do Detran de SC

Página falsa oferece a possibilidade de pagamento do licenciamento anual e cota única do IPVA via PIX
Polícia alerta para site falso do Detran de SC
Saúde

Técnicos do Ministério da Saúde cumprem agenda em Jaraguá do Sul

A equipe vai avaliar o pedido do Município para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e hepatite B e Selo Ouro de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis
Técnicos do Ministério da Saúde cumprem agenda em Jaraguá do Sul
Ver mais de Brasil