Caraguá
TSE

TSE fará balanço das supostas fraudes no sistema de doações eleitorais

27 Set 2016 - 13h45
O presidente do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, acredita que em até duas semanas será possível ter um balanço das fraudes no sistema de doações eleitorais por pessoas físicas para candidatos e partidos políticos.

 

O TSE divulgou que cerca de 16 mil inscritos no bolsa família doaram quase R$ 16 milhões para as eleições municipais. Os suspeitos representam zero vírgula zero três por cento do total de beneficiários.

 

Os dados foram coletados a partir do cruzamento entre o cadastro único de programas sociais do governo federal e o sistema de prestação de contas do TSE.

 

Do total doado pelos beneficiários do Bolsa Família cerca de R$ 11 milhões correspondem a doações estimadas, ou seja, feita em forma de prestação de serviço e não em dinheiro. A maior doação identificada, de uma pessoa que recebe o beneficio, foi de 67 mil reais.

 

Para Gilmar Mendes essas doações podem indicar fraudes no sistema e são uma experiência que vai ajudar a escolher o sistema de financiamento eleitoral.

 

Além das doações de beneficiários do Bolsa-família também foram localizadas doações realizadas com os CPFs de 108 pessoas mortas.

 

A doação de empresas para as campanhas eleitorais foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, o STF,  em setembro do ano passado.

 

Na decisão, foi estabelecido que apenas pessoas físicas poderiam contribuir com campanhas eleitorais, até o limite de 10% do rendimento. Gilmar Mendes foi voto vencido na decisão.

 

As informações são da

Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim participa da final do The Voice Kids neste domingo

Cantor guaramirense precisa do apoio da população, já que, o grande vencedor do reality show será decidido pelo público, através de votação pelo site GShow
Gustavo Bardim participa da final do The Voice Kids neste domingo
Esportes

CBF divulga tabela detalhada das semifinais da Copa do Brasil

Partidas de ida serão no dia 20 de outubro e volta ocorre no dia 27
Política

[Vídeo] Renan Calheiros e Jorginho Mello batem boca e trocam xingamentos na CPI

Senadores discutiram após relator da CPI afirmar que população tem a percepção de que governo Bolsonaro é corrupto
[Vídeo] Renan Calheiros e Jorginho Mello batem boca e trocam xingamentos na CPI
Economia

WEG inaugura quinta fábrica de transformadores na América do Norte

Localizada na cidade de Washington a nova fábrica recebeu investimentos de 17 milhões de dólares e será dedicada à produção de transformadores de potência até 10 MV
WEG inaugura quinta fábrica de transformadores na América do Norte
Ver mais de Brasil