CAMPANHA JARAGUÁ BEM CUIDADA - 13/06 a 12/07 (16 (16 à 12)
Queda

Taxa básica de juros tem segunda queda consecutiva e fica em 13,75% ao ano

01 Dez 2016 - 11h16
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou hoje (30) uma nova redução dos juros básicos da economia (Selic), de 0,25% ponto percentual. A taxa, que estava em 14% ao ano, caiu para 13,75% ao ano. A decisão foi unânime.

No mês passado, o comitê também reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, a primeira queda em quatro anos.

De acordo com comunicado divulgado pelo BC após a reunião, “a inflação recente mostrou-se mais favorável que o esperado, em parte em decorrência de quedas de preços de alimentos, mas também com sinais de desinflação mais difundida”.

O Copom destaca ainda, entre outros fatores, que as projeções para a inflação de 2016, nos cenários de referência e mercado, recuaram e se encontram em torno de 6,6%. As projeções para 2017, nos cenários de referência e mercado, situam-se em torno de 4,4% e 4,7%, respectivamente. Para 2018, as projeções encontram-se em torno de 3,6% e 4,6%, nos cenários de referência e mercado, respectivamente. Além disso, na visão do comitê, os passos no processo de aprovação das reformas fiscais têm sido positivos até o momento.

Principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação, a taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Quando o Copom aumenta a taxa, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes anteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação. Agência Brasil.

Matérias Relacionadas

Geral

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

Além da chuva volumosa, também há condição para a ocorrência de temporais isolados, que podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a moderado para danos
SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira
Esportes

Jaraguá Futsal está na semifinal da Taça Brasil

Aurinegro conquistou a terceira goleada, desta vez sobre a Portuguesa (RJ) por 8 a 1
Jaraguá Futsal está na semifinal da Taça Brasil
Política

O indiciamento e a candidatura ao Senado

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
O indiciamento e a candidatura ao Senado
Economia

Vendas de materiais de construção crescem 7,6% em SC

Os dados do IBGE mostram que esse desempenho positivo impulsiona mais de 18,5 mil micro e pequenas empresas (MPEs) especializadas na venda de ferragens, vidros, tintas, madeira e outros insumos
Vendas de materiais de construção crescem 7,6% em SC
Ver mais de Brasil