dengue
Futebol

Sob olhares do Barça, Gabriel Jesus comanda vitória do líder Palmeiras sobre o América-MG

22 Jun 2016 - 14h37
Na abertura da décima rodada da competição, o clube paulista contou com uma atuação autoritária para vencer o América-MG por 2 a 0, no Allianz Parque, e ficar sozinho na ponta da tabela.

Destaque para Gabriel Jesus, autor de dois gols, e Roger Guedes, que infernizou a defesa mineira pela ponta direita do ataque palmeirense.

A vitória colocou o time alviverde com 22 pontos, três a mais do que o Internacional. No entanto, o clube gaúcho fecha a rodada na quinta-feira, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Já os mineiros estão na lanterna, com apenas oito pontos.

O Palmeiras contou com um primeiro tempo firme para construir o placar. Atacando muito pelas pontas, os paulistas rapidamente assumiram o controle da partida diante de um adversário fraco e com dificuldades para encontrar um padrão de jogo. O placar só não foi maior por causa da grande atuação do goleiro do América-MG, João Ricardo.

BARÇA?

Nem tudo foi festa para o torcedor do Palmeiras. O time pode negociar Gabriel Jesus em breve. O interesse do Barcelona tem sido tão forte que o clube catalão enviou o diretor Raul Sanllehí para acompanhar de perto o desempenho do atacante.

E AGORA? 

O Palmeiras abre a 11ª rodada no sábado, quando visita o Cruzeiro, às 19 horas (de Brasília), no Mineirão. No domingo, o América-MG tem o clássico contra o Atlético-MG, no Independência.

O JOGO

Os comandados de Cuca deram o tradicional "abafa" no início da partida, principalmente com jogadas pela linha de fundo, mas só conseguiram finalizar a gol aos oito minutos. Cleiton Xavier conduziu a bola até a intermediária, mas pegou mal e chutou sem perigo à direita do goleiro João Ricardo.

O América-MG, que até então só se defendia, resolveu dar as caras e quase abriu o placar aos 14, quando Osman subiu sozinho após cruzamento de Danilo, porém testou rente à trave direita de Fernando Prass, que esbravejou contra a defesa palmeirense.

O susto, no entanto, não serviu para recuar o Palmeiras. Tanto que apenas quatro minutos depois, Róger Guedes recuperou uma bola quase perdida na direita da área adversária, driblou o zagueiro, cruzou rasteiro para Cleiton, que achou Gabriel Jesus vindo de trás. O garoto de 19 anos, de centroavante nesta noite, só precisou tocar para o fundo da rede e tirar a "zica", já que não marcava gols desde a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no dia 5 de junho ou há três rodadas.

O 1 a 0, porém, não satisfazia o time de Palestra Itália, que trocava passes de maneira rápida para envolver a frágil equipe mineira. Aos 26, Róger Guedes voltou a usar sua velocidade pela direita ao tabelar com Dudu e cruzar rasteiro para Jesus. O camisa 33 deu um carrinho para alcançar a bola, que desviou no zagueiro e traiu o goleiro adversário: 2 a 0 Palmeiras.

Antes do término da primeira metade da partida, o técnico Sérgio Vieira ainda promoveu a entrada do atacante Victor Rangel no lugar do meio-campista Eduardo, na tentativa de dar mais apoio ao centroavante veterano Borges, porém a medida não surtiu efeito e o Palmeiras controlou bem as ações até o intervalo, que foi antecedido por uma bela "caneta" de Gabriel Jesus em cima de Hélder na lateral esquerda do campo defensivo alviverde.

O time da casa voltou para o segundo tempo com Fabiano no lugar de Jean, poupando o titular da posição e promovendo a estreia do lateral direito com a camisa do Palmeiras. E quase que o ex-Cruzeiro deu a assistência para o terceiro do Palmeiras: aos cinco minutos, ele cruzou na medida para Edu Dracena, que cabeceou forte, mas João Ricardo caiu no chão para fazer bela defesa. No rebote, o goleiro agarrou o chute de Vitor Hugo.

Forçando as jogadas pela direita, Róger Guedes voltou a infernizar por aquele setor. O atacante ganhou na corrida de Adalberto, cortou o defensor e passou para Cleiton. O camisa 10 entrou livre na área, mas bateu por cima da meta americana. Aos 15, naquela mesma área, o até então apagado Dudu saiu em disparada e cruzou rasteiro para Jesus, que finalizou de letra, porém João Ricardo fez a defesa.

A correria de Róger Guedes não parou por aí. A exemplo de um velocista, o jovem de 19 anos recuperou bola na direita, disparou, passou pelo marcador e cruzou para a área. De primeira, Gabriel Jesus tocou para o fundo do gol, mas o bandeirinha assinalou o impedimento do camisa 33, anulando aquele que seria o terceiro tento.

Aos 28 minutos, o lance mais espetacular da partida. Róger Guedes recebeu de Fabiano na direita e, de costas e de calcanhar, deu um drible da vaca no marcador e tocou para Dudu, que dominou e bateu colocado para defesa de mão trocada do goleiro João Ricardo.

No fim, Gabriel Jesus ainda perderia chance clara de gol, mas nada que evitasse a sétima vitória do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, em que segue na liderança com 22 pontos.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 2 X 0 AMÉRICA-MG

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 21 de junho de 2016, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (FIFA-PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)
Público: 27.429 pagantes
Renda: R$ 1.543.520,80
Cartões amarelos: Artur (América-MG)
GOLS: PALMEIRAS: Gabriel Jesus, aos 18 minutos do primeiro tempo; Gabriel Jesus, aos 26 minutos do primeiro tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean (Fabiano), Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Zé Roberto); Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Cleiton Xavier (Vitinho) e Dudu; Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Hélder, Artur, Adalberto e Danilo (Sávio); Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Eduardo (Victor Rangel) e Osman; Borges (Alan Mineiro). Técnico: Sérgio Vieira



Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Economia

Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital

O segmento mostrou valorização nos preços médios de janeiro a março na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo análise do Observatório FIESC.
Estado volta a ser destaque em pauta de exportação de bens de capital
Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Ver mais de Brasil