Imobiliária Coralli
Serasa

Serasa dá dicas para aposentado fazer bom uso do 13º salário

24 Ago 2016 - 18h39

 A segunda parcela será paga em novembro. Esta é uma renda extra, que pode trazer fôlego para as contas de milhões de segurados em todo o país, desde que usada com consciência e responsabilidade.

Segundo a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, quem tem direito a este benefício deve aproveitar a oportunidade para se organizar financeiramente e utilizar o dinheiro extra da melhor maneira possível. “Seja para complementar um orçamento mais curto, cuidar da saúde ou até mesmo poupar e fazer bons investimentos, desde que o aposentado não esteja superendividado ou com dívidas em atraso.”

Poliomelite


Para ajudar os beneficiários a utilizarem com sabedoria a antecipação do abono anual, os especialistas da Serasa criaram 7 dicas. Veja abaixo:

1ª Finanças em ordem – Se o orçamento da casa estiver descontrolado, antes de receber a primeira parcela do 13º salário, é importante que o aposentado se organize. Faça uma lista com todas as contas e compare com a renda mensal. Dessa maneira, será possível identificar se ele está gastando mais do que ganha e fazer alguns ajustes, como o corte de supérfluos, por exemplo. Se for necessário, o dinheiro extra pode ser usado para ajudar no pagamento das contas essenciais, como água, luz e alimentação, por exemplo;

2ª Quitar ou antecipar o pagamento de dívidas – Se as contas estão em dia, mas existem financiamentos e prestações a longo prazo, o aposentado pode ganhar um desconto ao antecipar algumas ou todas as parcelas da dívida. Entre em contato com a instituição financeira e/ou loja e peça o cálculo. Se achar vantajoso, poderá usar o dinheiro para eliminar ou reduzir essas despesas do orçamento.

3ª Saúde: Invista na qualidade de vida aproveitando para agendar um check up ou consulta anual no médico e/ou dentista. O dinheiro extra pode ser útil para algum tratamento ou remédios, se forem necessários.


4ª Investimento: Aproveite os juros altos para poupar e garantir bons rendimentos de aplicações financeiras. Fazer esse investimento também pode ajudar a pagar as contas do começo do ano que vem, como IPTU e IPVA. Mas atenção: essa dica só vale para quem está com as contas em dia. Se o aposentado tem dívidas em atraso, a recomendação é priorizar o pagamento para evitar multas e juros ainda maiores.

5ª Evite emprestar: Quem está pensando em emprestar o dinheiro para parentes ou amigos precisa ficar atento. Por mais bem intencionada que essa pessoa possa ser, sempre há o risco de descontrole financeiro e de não pagamento.

6ª Compras de Natal – Se o aposentado estiver com as contas em dia, pode aproveitar o dinheiro para comprar os presentes natalinos da família e amigos, mas sem exagerar no valor gasto. Esta pode ser uma ótima maneira de economizar com as promoções e ainda escapar das lojas lotadas e do nervosismo no final do ano.

7ª Viagem: Outra oportunidade para quem está com o orçamento controlado e já tem uma reserva de emergência é, se puder, aproveitar o período de baixa temporada e escolher um lugar para conhecer e celebrar a vida com economia. Aproveite as ofertas exclusivas para quem tem acima de 60 anos e garanta passagens gratuitas e descontos em pacotes e passeios.

Matérias Relacionadas

Geral

Evento online mostra que direcionar recursos a projetos sociais locais transforma comunidades

Evento online mostra que direcionar recursos a projetos sociais locais transforma comunidades
Segurança

PRF flagra papagaio silvestre preso em automóvel na BR 101 em Joinville

A ave, da espécie papagaio-verdadeiro, é nativa da fauna brasileira e protegida por lei
PRF flagra papagaio silvestre preso em automóvel na BR 101 em Joinville
Economia

Guedes prevê queda de 4% na economia este ano

Para o ministro, a atividade econômica está em recuperação no país
Guedes prevê queda de 4% na economia este ano
Esportes

Liga Nacional de Futsal: Fase de grupos se afunila

Na última semana, times confirmaram a boa fase, outros tropeçaram, alguns conseguiram se recuperar e há ainda quem, mesmo que a matemática não indique, poderá se classificar.
Liga Nacional de Futsal: Fase de grupos se afunila
Ver mais de Brasil