dengue 2
Cunha

Semana no Congresso terá parecer do recurso de Cunha e defesa de Dilma

04 Jul 2016 - 11h41
A Câmara dos Deputados deverá ter uma semana movimentada por conta da apresentação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do relatório sobre o recurso do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra o parecer aprovado no Conselho de Ética que pede a cassação do mandato dele.

No Senado, a comissão especial do impeachment tem previsão de ouvir a defesa da presidente da República afastada, Dilma Rousseff (PT). Ainda não está confirmado se ela irá pessoalmente ou se será representada pelo seu advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo.

Na Câmara, o prazo para o deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) entregar o seu relatório termina na noite desta segunda-feira (4). No recurso, Cunha questiona diversos pontossobre a tramitação do processo disciplinar no Conselho de Ética.

Fonseca poderá se pronunciar apenas sobre questões formais do rito e não sobre o que foi decidido no colegiado. Na prática, se ele entender que houve algum erro nos procedimentos adotados, o processo terá que voltar para o Conselho de Ética, o que deverá atrasar uma decisão final do plenário da Câmara sobre a situação de Cunha.

A leitura do parecer está programada para quarta-feira (6), quando a CCJ tem reunião convocada. A expectativa é que deputados apresentem pedido de vista, que é um prazo extra de duas sessões para terem mais tempo para analisá-lo. A discussão e a votação, portanto, devem ficar para a próxima semana.

Também está prevista na Câmara uma semana de esforço concentrado, com sessões de votação convocadas a partir desta segunda até quinta-feira (7). O objetivo do presidente em exercício, Waldir Maranhão (PP-MA), é tentar compensar quase duas semanas sem votações. A iniciativa dele de cancelar as sessões por conta das festas juninas gerou repercussão negativa entre diversos líderes partidários.

Ainda nesta semana deverá ser anunciado o deputado que irá relatar o processo disciplinar no Conselho de Ética sobre o Jair Bolsonaro (PSC-RJ). O colegiado irá averiguar se, durante a votação do processo de impeachment de Dilma, Bolsonaro quebrou o decoro ao reverenciar o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, apontado como torturador durante a ditadura militar.

Interrogatório
A comissão especial do impeachment marcou para a próxima quarta-feira (6) o interrogatório da presidente afastada Dilma Rousseff no processo. A petista não é obrigada a comparecer ao colegiado. Ela pode ser representada pelo advogado do caso, o ex-ministro José Eduardo Cardozo.

Antes do depoimento, na terça-feira (5), a comissão realiza audiência com o trio de peritos do Senado que, em parecer, apontou atos da presidente afastada na edição de decretos de créditos suplementares sem autorização do Congresso. O parecer, no entanto, não aponta responsabilidade da petista nas chamadas “pedaladas fiscais” – manobras para aliviar, momentaneamente, as contas públicas

A defesa de Dilma, segundo Cardozo, aguarda a realização dessa audiência para decidir se a presidente afastada vai ou não à comissão ser interrogada.

A comissão especial está na fase intermediária do processo de impeachment, chamada de "pronúncia". Nesta etapa, os integrantes do colegiado devem, após depoimento de testemunhas e de produção de provas e perícia, analisar o relatório que será elaborado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Caberá ao parlamentar tucano opinar se procede ou não a denúncia de que Dilma cometeu crime de responsabilidade. Caso o relatório de Anastasia diga que a denúncia é procedente e o plenário principal do Senado aprove, por maioria simples, o parecer, a presidente afastada será levada a julgamento final.

Jogos de azar
Nesta semana, o Senado começa a votar uma lista de projetos anunciados por Renan Calheiros como prioritários para a Casa. Ao todo, são nove propostas, a maior parte sem consenso entre senadores.

Um dos projetos mais polêmicos é o que legaliza a exploração de jogos de azar no Brasil. A proposta define quais jogos podem ou não ser explorados, os critérios para concessão de autorização e as regras para distribuição de prêmios e arrecadação de tributos.

Defensores dizem que, se aprovada, a regulamentação dos jogos melhoraria a situação financeira do país em um momento de grave crise econômica, além de gerar empregos. No entanto, opositores acreditam que pode facilitar a prática do crime de lavagem de dinheiro.

 

 

G1

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de Brasil