divulgação da Região Sul

SC e RS podem firmar parceria para divulgação da Região Sul

08 Out 2015 - 11h32


"É muito importante que Santa Catarina e o Rio Grande do Sul criem uma estratégia conjunta de divulgação dos dois estados, destacando vantagens culturais e econômicas da Região Sul para a atração de investimentos de empresas europeias, especialmente alemãs", disse.

O diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, Valmor Kerber, concorda com necessidade de os estados estreitarem os laços. “Os nossos estados têm similaridades econômicas e culturais; somos os estados mais alemães do Brasil”, lembrou. Ele sugere que seja estabelecida uma pauta em comum entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul para reforçar a posição da Região Sul. “Entendemos que devemos trabalhar juntos, pois juntos somos mais fortes”, completou Kerber.

Virmond representou o governador Raimundo Colombo no jantar organizado pelo Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. O evento em celebração ao Dia da Unidade Alemã contou com a apresentação da cantora berlinense Nina Ernst. "Foi uma comemoração elegante e muito emocionante, à altura da importância desta data”, elogiou o secretário Virmond.

O Dia da Unidade Alemã é comemorado em 3 de outubro desde 1990, quando foi assinado o Tratado da Unificação pelo qual a República Federal da Alemanha, na parte oriental do território, aderiu à República Federal da Alemanha. “A reunificação foi uma grande conquista da diplomacia internacional e um dos maiores eventos na história da humanidade desde o final da Segunda Guerra”, disse Virmond. As negociação para a reunificação começaram a partir da Revolução Pacífica e a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989.

O jantar reuniu também representantes consulares de diversos países; lideranças empresariais de origem alemã no Rio Grande do Sul; o prefeito de Porto Alegre, José Alberto Reus Fortunati, representantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio de Oliveira Branco; e representantes do Poder Legislativo gaúcho.

Matérias Relacionadas

Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul

Evento promete explorar os horizontes da exploração espacial e inspirar inovação.
Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Ver mais de Brasil