Brasil
Santos supera o Bahia em casa e confirma recuperação no Brasileirão
O Santos decidiu não poupar titulares para o jogo decisivo pelas oitavas de final da Copa Libertadores, terça-feira, diante do Independiente, no Pacaembu. O técnico Cuca afirmou que o elenco estava descansado. E isso ficou comprovado com a maneira como o time iniciou a partida. A equipe da Vila Belmiro começou veloz, jogando pelos lados do campo e ensaiava uma grande atuação.
Cuca apostou em uma formação ousada, com apenas dois marcadores (Diego Pituca e Carlos Sánchez) e quatro jogadores de características ofensivas (Derlis Gonzáles, Rodrygo, Gabriel e Bruno Henrique). A estratégia era sufocar o adversário e tentar fazer um gol rapidamente. Os donos da casa assustaram, mas criaram poucas chances efetivas. Não deu certo.
A escalação ofensiva acabou deixando o Santos vulnerável na marcação, o que era previsível. O time baiano conseguiu superar a pressão inicial e encontrou espaços para atacar. Aos sete minutos, Edigar Junio perdeu uma chance extraordinária na pequena área, sem goleiro. Ele não conseguiu simplesmente empurrar a bola na direção do gol.
O problema do Santos era a articulação entre o meio e o ataque. Ao longo do primeiro tempo, Cuca pediu para que Rodrygo recuasse para fazer a ligação. Funcionou pouco. O Bahia, por sua vez, só teve aquela chance com Edigar Junio e pouca presença ofensiva. O time sempre esteve mais preocupado em se defender e, se possível, especular algum contra-ataque.
No segundo tempo, Cuca corrigiu o problema da criação de jogadas com a entrada de Bryan Ruiz no lugar de Bruno Henrique, que já havia levado um cartão amarelo e não conseguiu dar continuidade às jogadas. O costarriquenho, um armador clássico, sofreu nos últimos jogos com a falta de condição física. E a substituição foi decisiva para o Santos conseguir a vitória.
Com um jogador a mais no meio, o time ficou mais encorpado e equilibrado. Foi o paraguaio Derlis Gonzales, outro estrangeiro contratado pelo clube, que conseguiu colocar o Santos à frente. Após cobrança de falta de Dodô, ele acertou um belo chute para fazer seu primeiro gol no clube após quatro partidas. Com boa movimentação e passes objetivos, o paraguaio já era o melhor jogador do Santos.
Derlis confirmou a grande atuação aos 29 minutos. Com um passe simples e eficiente, ele armou o contra-ataque e colocou Gabriel na frente do goleiro Anderson. O atacante foi preciso na finalização e fez seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro. Na reta final, Cuca fez alterações, começou a poupar jogadores e só aí começou a pensar na Libertadores.
A vitória levou o Santos 24 pontos, em 11º lugar no Brasileirão, com dois a mais do que o Bahia, agora na 12ª posição. Na próxima rodada do torneio nacional, o time paulista vai visitar o Vasco, no Maracanã, em 1º de setembro. No dia seguinte, o Bahia visitará o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 x 0 BAHIA
SANTOS - Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Verissimo, Gustavo Henrique (Robson Bambu) e Dodô; Diego Pituca, Carlos Sánchez, Derlis Gonzáles; Rodrygo, Gabriel (Eduardo Sasha) e Bruno Henrique (Bryan Ruiz). Técnico: Cuca.
BAHIA - Anderson; Nino Paraíba, Tiago (Everson), Douglas Grolli (Paulinho) e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael e Vinicius; Élber e Edigar Junio. Técnico: Enderson Moreira.
GOLS - Derlis Gonzales, aos 11, e Gabriel, aos 29 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Heber Roberto Lopes (SC).
CARTÕES AMARELOS - Elton, Bruno Henrique e Douglas Grolli.
RENDA - R$ 201.458,00.
PÚBLICO - 11.564 pagantes.
LOCAL - Vila Belmiro, em Santos (SP).
Matérias Relacionadas
Segurança
Comissão aprova projeto que define como infração grave atirar objetos para fora do veículo
Texto será analisado por outras duas comissões da Câmara antes de ir para o Senado

Política
Crise em viagem constante
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Geral
Previsão para o inverno 2025 em Santa Catarina indica frio intenso, geadas e nevoeiros
A estação é marcada pelos dias mais curtos, noites mais longas e pelas menores temperaturas do ano

Esportes
Jaraguá garante campanha perfeita na primeira fase da Taça Brasil
Assim, a Locomotiva Amarela terá o Pato como adversário na semifinal, em confronto que acontece já nesta sexta-feira (20), às 14h. Mais tarde, Traipu e Praia Clube fazem a outra semi, às 18h15
