transito
Brasil

Sala Tatuí será 'livraria com hora marcada'

09 Set 2018 - 11h45
O novo espaço dedicado ao universo do livro independente no centro de São Paulo, a Sala Tatuí, já tem data para abrir: 29 de setembro. Com um conceito importado da Argentina - chamado agora de "livraria com hora marcada" - o espaço tem acervo de editoras independentes de todo o Brasil, originais de artistas como Fabio Zimbres e Adão Iturrusgarai; será sede dos cursos da Lote 42 sobre o mercado do livro; e também passa a ser a sede da editora de João Varella e Cecilia Arbolave, também da Banca Tatuí.

No mesmo dia, a Casa Rex - premiado estúdio de design de Gustavo Piqueira - também abre sua nova sede, um andar abaixo, no mesmo endereço: Rua Barão de Tatuí, 302 (no prédio acima do restaurante Cosí).

A abertura dos dois espaços também marca o lançamento de três livros de Piqueira ao mesmo tempo. Ar Condicionado sai pela Veneta, e é uma graphic novel não tradicional, que busca novas possibilidades de combinação entre linguagem visual e escrita; Desvios sai pela WMF Martins Fontes, feito a partir de um ensaio que o artista fotografou de fachadas de casa populares no sertão de Piauí, Bahia e Pernambuco; e Nove Meses, pela própria Lote 42, um livro-caixa com, segundo a editora, "conteúdos históricos e um inseto numa bola de resina".

A mudança da Casa Rex da arrojada casa na Avenida Arnolfo Azevedo, no Pacaembu, é "totalmente positiva", segundo Piqueira - o artista menciona uma vontade de não se acomodar. "De tempos em tempos, mudo porque não me interessa deitar sobre certos louros. É um movimento essencialmente por vontade própria", garante.

A Lote 42 - que passa com a inauguração por uma espécie de renascimento gráfico, com nova logo e um novo site, reformulado, com maior dedicação ao conteúdo - comemora a mudança e espera estreitar a parceria já existente com o estúdio de design. "Os nossos cursos vão ganhar muito porque podemos usar essa sinergia com a Casa Rex e seu 'parquinho' gráfico, com máquinas de serigrafia, prelo manual, letterpress, no andar de baixo", diz.

Ele explica que os clientes poderão marcar visitas por um espaço online ainda a ser anunciado, e que com esse controle o atendimento será mais cuidadoso e atencioso do que em uma livraria comum. A Banca Tatuí, a menos de 50 metros dali, segue firme agora com o apoio de estoque e pessoal de uma sede física maior logo ali.

Cecilia também acredita que os cursos da editora - sobre editoração, literatura, artes visuais - ganham um diferencial com o novo espaço. "Já fazemos oficinas de editoração há cinco anos, e agora temos possibilidade de mostrar os livros, materiais de referência, como funciona uma editora, etc", explica.

A Sala também receberá sessões de um clube de leitura e funcionará como cineclube. Mais um passo na história de sucesso da Lote. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Política

Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal

A viagem está marcada entre os dias 8 e 14 de julho. O objetivo é fortalecer as relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio
Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal
Esportes

Jaraguá Futsal vence Blumenau e continua no pelotão dos líderes da Liga Nacional

Com o resultado, o time jaraguaense figura na vice-liderança, com 24 pontos, mesmo número do Magnus que está na ponta pelo saldo de gols
Jaraguá Futsal vence Blumenau e continua no pelotão dos líderes da Liga Nacional
Geral

Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado

Prêmio para o próximo concurso será de R$ 53 milhões
Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado
Geral

Número de mortes por enchentes no RS aumenta para 176

Corpo não identificado foi encontrado em Venâncio Aires
Número de mortes por enchentes no RS aumenta para 176
Ver mais de Brasil