transito
Eleições

Saiba mais sobre o calendário eleitoral do segundo turno

11 Out 2018 - 12h33

Cada um dos dois candidatos a presidente da República vai contar de segunda-feira a sábado com 10 minutos de propaganda eleitoral em rede, divididos em dois blocos de 5 minutos para cada um dos concorrentes, para divulgar suas propostas e plano de governo. Eles vão anunciar as propostas no rádio das sete às sete e dez da manhã e do meio dia ao meio-dia e dez; Já na televisão, a propaganda vai passar de uma à uma e dez da tarde e das oito e meia às oito e quarenta da noite.


Já os candidatos a governador que disputam o segundo turno também terão 10 minutos de propaganda eleitoral em rede, repartidos em dois blocos de 5 minutos, para apresentar os planos e projetos. Eles divulgarão as propostas no rádio das sete e dez às sete e vinte da manhã e do meio-dia e dez ao meio-dia e vinte. Já na televisão, a propaganda vai passar de uma e dez à uma e vinte da tarde e das oito e quarenta às oito e cinquenta da noite.

A partir de sábado (13), os 14 candidatos a governador de estado e do Distrito Federal, além dos dois concorrentes à presidência que vão para o segundo turno das eleições, não poderão ser presos, exceto se for pego em flagrante delito. Quando faltar cinco dias para o pleito, ou seja, no dia 23 de outubro, será a vez dos eleitores não poderem ser presos, exceto também se for pego em flagrante delito.

No dia 25 de outubro vai ser o último dia para os candidatos fazerem comícios e no dia 26, vai ser o último dia para os candidatos fazerem propaganda no rádio e na TV.

Um dia antes das eleições, no dia 27, ainda é permitida propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som. Até as dez da noite poderá ocorrer distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.


No domingo, dia 28, será a votação do segundo turno. Os eleitores poderão exercer o voto das oito horas da manhã até cinco horas da tarde. Lembrando que a propaganda política em qualquer tipo de comunicação está proibida no dia das eleições.

Segundo a legislação eleitoral, o segundo turno das eleições deve ocorrer quando os candidatos às eleições majoritárias a presidente da República, a governador ou a prefeito não obtêm metade mais um dos votos dados aos candidatos ao respectivo cargo no pleito. Sendo assim, a lei estipula que vão disputar o segundo turno os dois candidatos mais votados na primeira etapa das eleições.

Reportagem, Cintia Moreira / Agência Rádio Mais 

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de Brasil