105 Ouça
Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara

14 Jul 2016 - 09h20
O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito na madrugada desta quinta-feira (14), com 285 votos, presidente da Câmara dos Deputados. Ele venceu no segundo turno o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que era apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto e que teve 170 votos. Outros cinco deputados votaram em branco.

Maia irá suceder ao deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à posição na semana passada após ter o seu mandato suspenso em maio pelo Supremo Tribunal Federal(STF).

Com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos – o placar havia sido 120 votos contra 106. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio de PDT, PCdoB, PR e PTN.

Embora o DEM faça parte do governo Michel Temer – detém o comando do Ministério da Educação –, o partido não integra o chamado “Centrão”, que é um bloco informal que reúne siglas mais de centro-direita e que são a base de sustentação do Palácio do Planalto.

No início da gestão Temer, Rodrigo Maia chegou a ser cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas acabou preterido pelo líder do PSC, André Moura (SE), aliado de Cunha e imposto pelo "Centrão".

Foi neste episódio que Maia, tido até então como aliado de Cunha, se afastou do peemedebista, que trabalhou nos bastidores para eleger Moura líder do governo.

 

 

 

Fonte - G1 Brasília

Matérias Relacionadas

Geral

Em dezembro, STF julga licença-paternidade, estatais e agenda verde

Estão previstas cinco sessões plenárias
Em dezembro, STF julga licença-paternidade, estatais e agenda verde
Educação

Profissionais da Educação de Jaraguá fazem curso sobre Primeiros Socorros

Medida cumpre Lei Federal que regulamenta que professores e funcionários de escolas públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros socorros
Profissionais da Educação de Jaraguá fazem curso sobre Primeiros Socorros
Geral

Lunelli assina Pacto Global da ONU

Com a assinatura do Pacto Global a empresa reforça ainda mais sua visão de 'Fazer moda com significado que promova impacto positivo no mundo e para todos'
Lunelli assina Pacto Global da ONU
Geral

Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024

Provas serão aplicadas em março do ano que vem
Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024
Ver mais de Brasil