Brasil
Rio 2016, Brasil registra melhor participação olímpica na história
Com os dois ouros conquistados nesta quinta-feira, com a vela (Martine Grael e Kahena Kunze) e com o vôlei de praia (Alison e Bruno), o país foi a cinco na edição da Olimpíada o que iguala o recorde de Atenas 2004. Como o Brasil já tem cinco medalhas de prata, contra duas conquistadas na Grécia, esta já é a melhor performance brasileira.
Os números ainda vão melhorar. O futebol masculino já garantiu uma medalha e definirá se é ouro ou prata neste sábado, na final diante da Alemanha. O vôlei masculino, que está na semifinal, também tem chances de aumentar os números, assim como Isaquias Queiroz e Erlon de Souza na canoagem.
Outras esperanças incluem o futebol feminino, que disputa o bronze com o Canadá nesta sexta, e a porta-bandeira Yane Marques no pentatlo moderno.
Em termos de ouros, a vela é historicamente o esporte mais prolífico para o Brasil. São sete ouros, além de três pratas e oito bronzes — 18 ao todo. Em medalhas totais, nenhum esporte rendeu mais ao Brasil do que o judô. Na história, o Brasil tem quatro ouros, três pratas e 15 bronzes — 22 medalhas totais, beneficiadas com o fato de que o judô distribui dois bronzes por categoria.
Esportes mais prolíficos para o Brasil na história
Em ouros
Vela — 7
Atletismo — 5
Vôlei — 4
Judô — 4
Vôlei de Praia — 3
Total de medalhas
Judô — 22
Vela — 18
Atletismo — 16
Natação — 14
Vôlei de Praia — 13
Fonte - Rede RBS