vacina
Repatriação de recursos

Repatriação de recursos pode injetar mais de 11 bi na economia, mas exige rigor na fiscalização

17 Nov 2015 - 22h00

O governo estima que o projeto de lei deve trazer R$ 11 bilhões aos cofres públicos, configurando-se como uma das principais medidas do ajuste posto em prática pela equipe econômica do governo.

"A repatriação dos recursos para equilibrar as contas públicas é uma medida que visa superar a dificuldade que o governo tem em aprovar a elevação dos impostos, como a recriação da CPMF, prática recorrente e que não resolve o problema, mas apenas desestimula a produção, ao incentivar a inflação e desemprego. A perspectiva de ganhos é muito grande. Esses valores poderiam ser investidos no setor produtivo nacional ou então integrariam o sistema financeiro brasileiro, fomentando o desenvolvimento econômico e movimentando riquezas, o que incrementará a arrecadação", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt"

O programa cria um regime especial de regularização de recursos ou bens mantidos no exterior, fixando um tributo único para sua legalização perante a Receita Federal. As pessoas ou empresas interessadas em legalizar os recursos devem pagar 30% sobre o valor - 15% de multa e 15% de imposto de renda. Com a repatriação, os contribuintes seriam anistiados de processo administrativo por parte do Fisco. Conforme o texto aprovado, os valores devem ser convertidos em reais de acordo com a cotação do dólar registrada em 31 de dezembro de 2014.

Uma das brechas do PL refere-se à fiscalização para distinguir se o capital que será declarado é lícito ou não. Conforme o presidente da Câmara Empresarial de Comércio Exterior, Charles Machado, é preciso rever como a receita vai regulamentar e identificar a origem do recurso repatriado para não estimular a sonegação.

"O cenário deficitário nas contas públicas exige medidas urgentes e eficazes, que não penalizem mais o setor produtivo, sob pena de agravo da crise econômica. A repatriação dos recursos no atual contexto - no qual a economia está em retração e os sistemas de rastreamento do dinheiro enviado ao exterior são ainda precários - é uma alternativa para o equilíbrio das contas públicas até que se fortaleçam mecanismos mais eficientes de controle", alerta.

Para apertar o cerco contra a lavagem de dinheiro, os parlamentares incluíram uma emenda que vedou que detentores de cargos, empregos e funções públicas de direção e eletivos possam aderir ao programa. O mesmo vale para cônjuges e parentes até o segundo grau desses políticos e funcionários públicos. O objetivo é evitar, por exemplo, que suspeitos de envolvimento com a operação Lava Jato possam repatriar recursos.

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Brasil