investigações

Relator do processo no conselho de ética contra Cunha recomenda continuidade das investigações

17 Nov 2015 - 16h30

De acordo com Pinato, que é relator do processo no conselho de ética contra Cunha, todos os requisitos formais para dar seguimento às investigações foram atendidos.


O parecer sobre o caso do presidente da Câmara poderia ser apresentado até o próximo dia 19 deste mês. No entanto, Pinato decidiu antecipar o relatório, por entender que, em tese, a denúncia preenche todos os requisitos formais para que seja investigada. "Cheguei à conclusão que o processo contra Eduardo Cunha deve ter seguimento, pois ele preenche todos os requisitos de admissibilidade".

O relator ainda afirmou que pediu para que fosse anexada a transcrição do depoimento dado em março pelo presidente da Câmara à CPI da Petrobras na qual ele negou ter contas no exterior. O depoimento é um dos argumentos usados na representação feita pelo PSOL e pela Rede Sustentabilidade para pedir a cassação de Cunha, já que, de acordo com informações repassadas por autoridades suíças à Procuradoria-Geral da República, o presidente da câmara, teria usado documentos pessoais, incluindo cópias de seu passaporte e da esposa, para abrir contas secretas na Suíça.

Segundo Pinato, o parecer contra Cunha toma por base o artigo 4º do Código de Ética da Câmara, que condena a prática de receber vantagens indevidas no exercício da atividade parlamentar e também o ato de prestar informações falsas em declarações. No entanto, o deputado afirma que o relatório é preliminar e que cunha terá todo direito apresentar sua defesa.  “Isso são tudo indícios. Se passar o exame de admissibilidade na votação pelo Conselho de Ética, aí sim nos vamos poder fazer um conjunto probatório para apurar melhor e, assim, entrar no mérito e, aí sim, o presidente Eduardo Cunha vai ter todo o direito de defesa, poder fazer todo tipo de prova dentro do contraditório.”


O Conselho de Ética analisará o parecer contra o presidente da Câmara no dia 24 de novembro, uma terça-feira.

Fonte: Agência do Rádio

Matérias Relacionadas

Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul

Evento promete explorar os horizontes da exploração espacial e inspirar inovação.
Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Ver mais de Brasil