Séculus
Imposto de Renda

Procura por rascunho da declaração do Imposto de Renda quase triplica este ano

18 Jan 2016 - 14h54
Procura por rascunho da declaração do Imposto de Renda quase triplica este ano -

A procura pelo rascunho da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) quase triplicou em 2016 em relação ao ano passado. Segundo a Receita Federal, 174,8 mil contribuintes baixaram a ferramenta desde que o recurso foi lançado, há seis meses.


O número representa um salto de 153% em relação aos 69 mil contribuintes que usaram o rascunho do Imposto de Renda em 2015. No entanto, representa apenas 0,6% dos cerca de 28 milhões de declarações esperadas para este ano. A ferramenta está disponível na página da Receita na internet e nos aplicativos do órgão para tablets e smartphones.

Usado pela primeira vez em 2014, o rascunho facilita a vida do contribuinte, que não precisa guardar documentos durante o ano inteiro e inserir os dados somente no período de entrega da declaração. Na prática, o rascunho funciona como um gerenciador fiscal, que permite o preenchimento gradual das informações, poupando tempo na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda, em março e abril de cada ano.

rascunho para a declaração de 2016 está disponível desde o fim de julho. O contribuinte pode usar a ferramenta até 28 de fevereiro. A partir de 1º de março, quando começa o prazo de entrega da declaração de 2016, o rascunho não poderá ser atualizado. O contribuinte poderá apenas transferir os dados para o programa preenchedor da declaração.

Neste ano, o rascunho da declaração do Imposto de Renda trouxe novidades. O contribuinte pode importar as informações da declaração do ano anterior para o rascunho e pode informar doações. A ferramenta agora permite a declaração de rendimentos recebidos de pessoas físicas (indicando o CPF da fonte pagadora), de rendimentos com exigibilidade suspensa (discutidos na Justiça) e de rendimentos isentos de lucro na alienação de bens. Ao contrário do ano anterior, o contribuinte pode alterar a palavra-chave usada para entrar no rascunho.


Em relação à declaração de 2017, o Fisco pretende antecipar o lançamento do rascunho. Segundo a Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento do órgão, a ferramenta para a declaração do próximo ano deve estar à disposição do contribuinte em 1º de maio, no dia seguinte ao fim do prazo de entrega das informações do Imposto de Renda de 2016.

Fonte: Agência Brasil

GNet

Matérias Relacionadas

Segurança

Buscas em Brumadinho completam mil dias

Mar de lama da Vale causou 270 mortes e culpados ainda não foram punidos.
Buscas em Brumadinho completam mil dias
Jaraguá do Sul

Cobra albina capturada em Jaraguá do Sul será enviada para o Butantan em SP

Alguns detalhes referentes a documentação estão sendo providenciados e a cobra deve ser encaminhada de avião para o instituto.
Cobra albina capturada em Jaraguá do Sul será enviada para o Butantan em SP
Política

Presidente anuncia apoio para 750 mil caminhoneiros comprarem diesel

Detalhes da medida ainda serão informados pelo governo
Presidente anuncia apoio para 750 mil caminhoneiros comprarem diesel
Geral

Nova coleção da Lez a Lez é inspirada pelo sertão

Para contar essa história, repleta de sensações, a marca apresenta a coleção de alto verão através de suas novas embaixadoras: a influenciadora Camila Coelho e a atriz Vitoria Strada
Nova coleção da Lez a Lez é inspirada pelo sertão
Ver mais de Brasil