campanhya hiv 2024
Inflação

Prévia da inflação oficial fica em 0,4% em junho

21 Jun 2016 - 12h19
O Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, passou de 0,86% em maio para 0,4% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (21).

A taxa é a menor para o mês de junho desde 2013, quando o IPCA-15 ficou em 0,38%, conforme aponta o IBGE, em nota.

No ano, o indicador acumula avanço de 4,62% - abaixo dos 6,28% registrados no mesmo período do ano passado, e, em 12 meses, de 8,98%, abaixo dos 9,62% nos 12 meses encerrados em maio.

O que mais puxou o recuo da prévia da inflação neste mês foram os remédios, alimentos - principalmente cenoura, açaí, tomate, frutas e hortaliças-, além de combustíveis e passagens aéreas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15 tem o período de coleta de preços do dia 15 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência.

Previsões do mercado
Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a previsão do mercado para o IPCA deste ano é de 7,25%. Com isso, ainda permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para 2016.

Recentemente, o IBGE informou que o IPCA voltou a acelerar e atingiu 0,78% em maio. De janeiro a maio, o IPCA acumula avanço de 4,05% (perto da meta central de inflação de 4,5% para este ano) e, em 12 meses, somou 9,32%.

Para 2017, a estimativa do mercado financeiro para a inflação ficou estável em 5,5% na última semana, informou o BC. Deste modo, permanece abaixo do teto de 6% - fixado para 2017 - mas ainda longe do objetivo central de 4,5% para o IPCA no período.

 

 

Fonte: G1

Matérias Relacionadas

Geral

STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade

Votos devem ser computados no julgamento presencial
STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade
Economia

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta quinta

Segundo o Dieese, salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta quinta
Política

Relator projeta mais de 50 votos a favor de indicação de Dino ao STF

Para aprovação, são necessários, no mínimo, votos de 41 dos 81 senadores no plenário.
Relator projeta mais de 50 votos a favor de indicação de Dino ao STF
Segurança

GAECO deflagra operação para combater cartel na prestação de serviço funerário

A operação cumpriu 32 mandados de busca e apreensão e apreendeu mais de R$ 200 mil em dinheiro, mais de 340 mil em cheques, mais de 2 mil dólares, documentos, entre outros
GAECO deflagra operação para combater cartel na prestação de serviço funerário
Ver mais de Brasil