dengue
Brasil

Pitty surgiu como uma força e seguiu coerente com seu rock

09 Set 2018 - 11h00
No início dos anos 2000, Pitty surgiu como uma força, um milagre. A história da música brasileira é marcada por uma propulsão de grandes cantoras, algumas compositoras. Mas roqueiras? Podemos contar nos dedos. Até então tínhamos Rita Lee como uma das poucas - e principais - referências quando se pensava em nomes de roqueiras brasileiras. Pitty despontou sem a pretensão de desbancar ninguém, só com a vontade de fazer seu próprio rock. E com tudo o que a cartilha do gênero prega: letra, música e atitude. Tatuagens, voz poderosa e presença de palco preenchiam outros requisitos fundamentais.

A moça de sotaque baiano, que cresceu influenciada pelas mais variadas escolas do rock, mostrou que seu estado não era feito apenas de axé. E depois de lutar para mostrar seu valor como roqueira num cenário dominado por homens - obviamente, não o único -, Pitty estreou com um disco arrebatador, Admirável Chip Novo, em 2003, de onde saíram hits como Equalize e Admirável Chip Novo. Sucesso de vendas. E a audiência da boa e velha MTV Brasil se "enamorou" por ela: seus clipes estavam sempre entre os mais pedidos e sua presença nos estúdios do canal era recorrente.

Pitty passou pela prova de fogo do primeiro disco. E também do segundo, com o ótimo (e pesado) Anacrônico, que reuniu outras músicas emblemáticas da roqueira, como Memórias e Na Sua Estante. Ela manteve uma trajetória coerente, com canções sempre em evidência, mas também flertando com projetos especiais, como o duo folk Agridoce, com o guitarrista Martin Mendonça, que rendeu um belo disco, homônimo, em 2011. No ano passado, lançou com Elza Soares a canção Na Pele, em dueto potente. Em paralelo, o discurso feminista de Pitty foi se sofisticando, fortalecendo. E Pitty segue em frente, com o rock sempre aquecendo sua alma - e a de outras roqueiras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá Futsal vence Blumenau e continua no pelotão dos líderes da Liga Nacional

Com o resultado, o time jaraguaense figura na vice-liderança, com 24 pontos, mesmo número do Magnus que está na ponta pelo saldo de gols
Jaraguá Futsal vence Blumenau e continua no pelotão dos líderes da Liga Nacional
Geral

Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado

Prêmio para o próximo concurso será de R$ 53 milhões
Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado
Geral

Número de mortes por enchentes no RS aumenta para 176

Corpo não identificado foi encontrado em Venâncio Aires
Número de mortes por enchentes no RS aumenta para 176
Segurança

(Vídeo) Dono de loja de celulares reage a assalto e deixa criminoso gravemente ferido

Imagens mostram o assaltante entrando na loja armado com uma pistola e anunciando o assalto.
(Vídeo) Dono de loja de celulares reage a assalto e deixa criminoso gravemente ferido
Ver mais de Brasil