Imobiliária Coralli
Lava-jato

PF deflagra a 32ª etapa da Operação Lava-Jato

07 Jul 2016 - 11h37
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira mais uma etapa da Operação Lava-Jato em São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo. A 32ª fase, batizada de Caça-Fantasmas, cumpre nestas três cidades paulistas 17 mandados - sete de condução coercitiva, quando a pessoa é detida para prestar depoimento, e 10 ordens judiciais de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, esta nova fase da Lava-Jato investiga uma instituição financeira panamenha que atuaria no Brasil sem autorização do Banco Central. O propósito desta instituição seria abrir e movimentar contas em território nacional para viabilizar o fluxo de valores de origem duvidosa para o exterior, à margem do sistema financeiro nacional. 

 

 

Para a Polícia Federal, esta instituição funcionaria como agência de private banking no Brasil. O banco atuaria também, conforme a PF, comercializando empresas offshore, que eram registradas pela Mossak Fonseca, que já foi alvo da 22ª fase da Lava-Jato.

"Os serviços disponibilizados pela instituição financeira investigada e pelo escritório Mossack Fonseca foram utilizados, dentre diversos outros clientes do mercado financeiro de dinheiro 'sujo', por pessoas e empresas ligadas a investigados na Operação Lava-Jato, sendo possível concluir que recursos retirados ilicitamente da Petrobras possam ter transitado pela instituição financeira investigada", afirma a PF em nota.
São apuradas nesta operação as práticas de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de ativos e organização criminosa transnacional.

Caça-Fantasmas


O nome Caça-Fantasmas é uma referência utilizada para a identificação desta nova fase da operação policial e remete, dentre outros aspectos, a um dos objetivos principais da investigação - que foca na apuração de verdadeira extensão obscura da instituição bancária no Brasil, bem como a vasta clientela que utiliza de seus serviços e do escritório Mossack Fonseca para operações financeiras com características de ilicitude e de forma oculta.

 

 

Agência Estado

Matérias Relacionadas

Esportes

Brasileiros faturam três ouros em Aberto Internacional de Paratletismo

Alessandro Rodrigo e Michel Gustavo brilharam na Alemanha
Brasileiros faturam três ouros em Aberto Internacional de Paratletismo
Esportes

Comitê Paralímpico lança galeria em museu virtual

A mostra tem audiodescrição em língua de sinais na página do museu
Comitê Paralímpico lança galeria em museu virtual
Esportes

Covid-19: com seis infectados, Fla encara Barcelona-EQU nesta terça

Clube carioca tem outros cinco desfalques para jogo da Libertadores
Covid-19: com seis infectados, Fla encara Barcelona-EQU nesta terça
Economia

Trabalhadores nascidos em dezembro recebem hoje crédito do FGTS

Pagamento é feito por meio da conta poupança digital da Caixa
Trabalhadores nascidos em dezembro recebem hoje crédito do FGTS
Ver mais de Brasil