dengue 2
Desaparecido em Brumadinho

Pai acredita que jovem de Corupá não esteja entre as vítimas de Brumadinho

Mauricio Schwirkowsky tem esperança de que tenha ocorrido um engano.

13 Fev 2019 - 15h00Por Ricardo Rabuske

Sem contato desde o Natal, pai de Evandro Schwirkowsky de 23 anos, ficou surpreso ao descobrir que o filho pode estar entra as vítimas da tragédia em Brumadinho.

O agricultor Mauricio Schwirkowsky recebeu em casa, na última quarta-feira (6), em Corupá, técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) que fizeram a coleta de material genético, momento que foi comunicado que o rapaz pode ter sido uma das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Até o momento, foram confirmadas 165 mortes, 155 desaparecidos e 138 pessoas estão desabrigadas.

Em entrevista o agricultor contou que Evandro chegou a morar com ele em casa recentemente, onde trabalharam na colheita de uma plantação de banana. Entretanto, o filho não "ficava tempo no lugar".

"Ele sempre falava que o destino era Minas Gerais", conta o pai. Disse ainda que não sabia exatamente o porquê o filho teria ido para Brumadinho e que não conseguiu mais contato telefônico com ele.

O namorado do jovem foi quem relatou o desaparecimento de Evandro. Edemilson de Jesus Silva, disse que os dois tinham se mudado para Salvador (BA) havia pouco mais de um mês e que, dias depois, o namorado seguiu para Brumadinho em busca de emprego.

No dia da tragédia, uma hora antes do rompimento da barragem, Evandro confirmou que estava na cidade mineira, perto de uma pousada e de uma linha de trem, e que iria buscar água.

A polícia mineira confirmou que pediu a amostragem, mas não revelou quais indícios teve para chegar até á suspeita da identidade de Evandro.

O pai disse que tem esperança de que tenha ocorrido um engano. "Eu tenho quase certeza que não é ele. Mas chegaram aqui e disseram: 99% de chance de ser ele", contou.

Além do material genético dos familiares, o IGP recolheu pertences do jovem, como escova de dentes e roupas. Tudo será encaminhado para o Instituto de Análises Forenses de Florianópolis. Nesse local, será traçado o perfil genético do jovem a partir dessas amostras e será enviado às equipes do estado mineiro.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de Brasil