Olimpíada

Onda de 2 m, bússola e uma reação que vale pódio: o "milagre" de Scheidt

12 Ago 2016 - 22h17
“Foi ótima [tarde]. Eu não estava em uma situação muito fácil. Há três dias eu estava em oitavo [no geral] e ter subido dessa forma me deixa bem animado, principalmente pela forma que eu velejei hoje [sexta]. Consegui um milagre”, disse Robert Scheidt, sorridente.

O tamanho do feito se mede pelas condições. Ainda afetada por uma frente fria que marcou os últimos dias, a Baía proporcionou ventos muito inconstantes ao longo das regatas. Em outras classes, a variação foi tão grande que provas foram canceladas. No caso da laser, os velejadores foram obrigados a esperar o início da competição em alto mar enquanto os dirigentes deliberavam sobre o assunto.

Quando a regata começou, Scheidt passou pela primeira boia na 32ª colocação. Como já teve um 23º e um 27º lugares, o brasileiro não tem mais como descartar um resultado ruim. Ficar tão longe do pelotão de frente, àquela altura, significava sair da briga pelo pódio. O veterano, então, apostou em uma leitura alternativa dos ventos, recuperou espaço e fechou na quarta colocação, aproveitando o clima que maltratou os principais rivais.

“Hoje teve muita onda. É uma condição extremamente difícil, tinha dois metros de ondas lá fora, com muita variação de intensidade de vento. Passei a velejar muito na bússola, melhorei e achei um caminho mais curto. É uma recuperação difícil de se fazer”, disse Scheidt.

O aparelho de navegação, comum na vela, torna-se ainda mais essencial em dias como esta sexta. Antes da regata, a comissão de provas entrega as direções das boias por onde cada barco deve passar. Com muitas ondas e pouca visibilidade, a bússola torna-se uma aliada para ler melhor o vento e não depender tanto do contato visual com os objetos.

“Eu precisava de muita concentração para tirar velocidade do barco. Em cima da onda tinha vento, e embaixo da onda não. Estava variando o tempo inteiro”, disse Scheidt.

Agora, o brasileiro está a três pontos do croata Tonci Stipanovic, líder da laser. Neste sábado, a classe faz suas duas últimas regatas regulares para decidir quem avança para a regata das medalhas, na próxima segunda, quando a pontuação dobrada definirá os medalhistas. Dono de dois ouros, duas pratas e um bronze, Scheidt busca seu sexto pódio na última Olimpíada da carreira.

Fonte: UOL.

Matérias Relacionadas

Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul

Evento promete explorar os horizontes da exploração espacial e inspirar inovação.
Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Ver mais de Brasil