Camara guaramirim
Brasil

No Amapá TSE dá liminar para que votos em João e Janete Capiberibe sejam válidos

07 Out 2018 - 22h59
O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou neste domingo, 7, que os votos concedidos ao candidatos João Alberto Capiberibe (PSB-AP) e Janete Capiberibe (PSB-AP) sejam contabilizados como válidos. Os dois disputam respectivamente o governo do Amapá e uma vaga de senador pelo Estado. O PSB forma junto com o PT a coligação "Com o povo para avançar" no Amapá.

Os candidatos a deputado federal e estadual, senador e governador pelo PT, PPS e Patriota no Amapá não poderão concorrer nas eleições deste ano por falta de prestação de contas de seus diretórios regionais, de acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE manteve na quinta, 4, e na sexta-feira, 5, decisões dos tribunais regionais eleitorais dos Estados que indeferiram os pedidos de registro de candidaturas dos partidos e de seus filiados.

No PT, um dos registros que foram indeferidos foi o do professor Marcos Roberto, candidato a vice-governador de João Capiberibe (PSB).

Em sua decisão, Og Fernandes destacou que há precedente de julgamento na Corte Eleitoral que possibilita a cisão da chapa, quando o óbice recai exclusivamente no vice da chapa. "Por fim, é válido destacar que o deferimento da tutela pretendida não gerará perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão, haja vista a iminência do julgamento da questão pelo plenário desta Corte. Diante deste quadro, e no exercício da análise possível no âmbito das tutelas de urgência, entendo preenchidos os requisitos para o deferimento da liminar pleiteada", observou o ministro.

"Ante o exposto, defiro a liminar para determinar ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) que proceda à contagem dos votos dados aos candidatos ao Governo estadual, João Alberto Rodrigues Capiberibe, e ao Senado Federal, Janete Maria Góes Capiberibe", determinou Og Fernandes.

Matérias Relacionadas

Saúde

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

Tecnologia para produção será adquirida de farmacêutica indiana
Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos
Política

A curva descendente do MDB-SC

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
A curva descendente do MDB-SC
Política

João disse não a Jair Bolsonaro

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
João disse não a Jair Bolsonaro
Economia

Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC

Presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, reitera a necessidade de manutenção dos canais de negociação diplomacia brasileira, sob pena da situação se agravar com o cancelamento de investimentos no Brasil
Tarifa de 50% prejudica severamente parte das exportações catarinenses, avalia FIESC
Ver mais de Brasil