transito
Brasil

Não dá mais para dar subsídio para gasolina, diz Mansueto

22 Set 2018 - 21h00
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou neste sábado que o candidato que vencer as eleições terá de explicar muito bem à sociedade os ajustes que devem ser feitos. "O futuro presidente precisa explicar de forma clara que não dá mais para dar subsídio para a gasolina, que não dá mais para o brasileiro de renda mais alta se aposentar tão cedo", disse Mansueto em debate na Expert, feira da XP Investimentos, que acontece em São Paulo.

Mansueto defendeu que o ajuste fiscal é obrigatório e, caso não seja feito, o Brasil "vai para o buraco". "As escolhas hoje são muito mais claras e binárias do que eram antigamente, Ou o governo amplia o debate com a sociedade, cria um consenso e continua o ajuste fiscal ou o Brasil vai para o buraco", disse. "Se o próximo presidente assumir e disser que não vai fazer reforma da Previdência, por exemplo, o atual cenário vai se reverter rapidamente", afirmou Mansueto, destacando que o futuro governo vai receber a economia em recuperação ainda que lenta, inflação controlada e perto dos 4% e taxa básica de juros baixa. Hoje a Selic está em 6,5% ao ano.

O secretário do Tesouro afirmou que, assim como aconteceu com o atual governo, o futuro governante terá de negociar as propostas, inclusive de ajuste fiscal, com os 28 partidos políticos com representação no Congresso Nacional. "Não vai haver grande renovação no Congresso", disse. "E privatizações, concessões, reforma da Previdência. Todas essas propostas precisam do Congresso. Então, vai ser necessário muito diálogo", disse o economista.

Mansueto afirmou que ele se surpreendeu com a dimensão dos resultados dessas negociações feitas pelo atual governo com o Congresso. "Eu mesmo não acreditava. (...) Mas, por exemplo, a política de subsídios mudou radicalmente. O BNDES já devolveu uma grande parte do que devia ao Tesouro ", disse o secretário.

Matérias Relacionadas

Geral

Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa

Apesar dos impactos, 64,2% das empresas vão manter local de sedes
Enchentes paralisaram 63% das indústrias gaúchas, revela pesquisa
Economia

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Valores variam conforme número de dias trabalhados no ano-base 2022
Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto
Geral

Referência como marca empregadora, Lunelli conquista selo Great People Mental Health

Companhia têxtil foi reconhecida a partir de política institucional de promoção do bem-estar aos colaboradores
Referência como marca empregadora, Lunelli conquista selo Great People Mental Health
Educação

Enem: pelo menos 5 milhões se inscreveram para a edição de 2024

Número final será conhecido após período extra de inscrição no RS
Enem: pelo menos 5 milhões se inscreveram para a edição de 2024
Ver mais de Brasil