transito
Brasil

Mulheres rurais se destacam em diferentes atividades e buscam acesso a direitos

O protagonismo das mulheres rurais reflete a diversidade da atuação feminina em campo.

18 Abr 2019 - 08h15Por Ministériao da Agricultura

Pescadoras, agricultoras, poetisas, artesãs, embaixadoras, extrativistas, indígenas e quilombolas. O protagonismo das mulheres rurais reflete a diversidade da atuação feminina em campo. Antes vistas meramente como ajudantes, as trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas da produção de alimentos e outros produtos que geram rendas e desenvolvimento.

Dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres é o principal objetivo da 4 ª edição da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, lançada na terça-feira (16) pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A campanha deste ano tem como tema “Pensar em igualdade, construir com inteligência, inovar para mudar”.

O eixo condutor da iniciativa é a importância de valorizar os direitos das mulheres rurais e promover condições para o fim da desigualdade de gênero, da fome e da pobreza rural.  A campanha também visa estimular a adoção de medidas que facilitem o acesso delas ao crédito e a recursos de inovação. Durante o lançamento, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, destacou que o empoderamento da mulher rural promoveu mudanças ao longo das últimas décadas na autonomia e na autoestima delas.

Schwanke afirmou que a secretaria vai desenvolver ações que valorizem o papel das trabalhadoras rurais. Entre as iniciativas, está o fortalecimento de cadeias produtivas curtas, ampliação da participação da agricultura familiar na oferta de alimentos para a merenda escolar. O secretário citou também a possibilidade de desenvolver ações de estímulo à assistência técnica e acesso ao crédito para as mulheres do campo.

A mobilização ocorrerá até o mês de dezembro com atividades que destacam o papel das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de Brasil