Brasil
Mulheres rurais se destacam em diferentes atividades e buscam acesso a direitos
O protagonismo das mulheres rurais reflete a diversidade da atuação feminina em campo.
Pescadoras, agricultoras, poetisas, artesãs, embaixadoras, extrativistas, indígenas e quilombolas. O protagonismo das mulheres rurais reflete a diversidade da atuação feminina em campo. Antes vistas meramente como ajudantes, as trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas da produção de alimentos e outros produtos que geram rendas e desenvolvimento.
Dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres é o principal objetivo da 4 ª edição da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, lançada na terça-feira (16) pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A campanha deste ano tem como tema “Pensar em igualdade, construir com inteligência, inovar para mudar”.
O eixo condutor da iniciativa é a importância de valorizar os direitos das mulheres rurais e promover condições para o fim da desigualdade de gênero, da fome e da pobreza rural. A campanha também visa estimular a adoção de medidas que facilitem o acesso delas ao crédito e a recursos de inovação. Durante o lançamento, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, destacou que o empoderamento da mulher rural promoveu mudanças ao longo das últimas décadas na autonomia e na autoestima delas.
Schwanke afirmou que a secretaria vai desenvolver ações que valorizem o papel das trabalhadoras rurais. Entre as iniciativas, está o fortalecimento de cadeias produtivas curtas, ampliação da participação da agricultura familiar na oferta de alimentos para a merenda escolar. O secretário citou também a possibilidade de desenvolver ações de estímulo à assistência técnica e acesso ao crédito para as mulheres do campo.
A mobilização ocorrerá até o mês de dezembro com atividades que destacam o papel das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!