Camara guaramirim
Brasil

Mulheres rurais se destacam em diferentes atividades e buscam acesso a direitos

O protagonismo das mulheres rurais reflete a diversidade da atuação feminina em campo.

18 Abr 2019 - 08h15Por Ministériao da Agricultura

Pescadoras, agricultoras, poetisas, artesãs, embaixadoras, extrativistas, indígenas e quilombolas. O protagonismo das mulheres rurais reflete a diversidade da atuação feminina em campo. Antes vistas meramente como ajudantes, as trabalhadoras rurais têm se destacado em diferentes etapas da produção de alimentos e outros produtos que geram rendas e desenvolvimento.

Dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres é o principal objetivo da 4 ª edição da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, lançada na terça-feira (16) pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A campanha deste ano tem como tema “Pensar em igualdade, construir com inteligência, inovar para mudar”.

O eixo condutor da iniciativa é a importância de valorizar os direitos das mulheres rurais e promover condições para o fim da desigualdade de gênero, da fome e da pobreza rural.  A campanha também visa estimular a adoção de medidas que facilitem o acesso delas ao crédito e a recursos de inovação. Durante o lançamento, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, destacou que o empoderamento da mulher rural promoveu mudanças ao longo das últimas décadas na autonomia e na autoestima delas.

Schwanke afirmou que a secretaria vai desenvolver ações que valorizem o papel das trabalhadoras rurais. Entre as iniciativas, está o fortalecimento de cadeias produtivas curtas, ampliação da participação da agricultura familiar na oferta de alimentos para a merenda escolar. O secretário citou também a possibilidade de desenvolver ações de estímulo à assistência técnica e acesso ao crédito para as mulheres do campo.

A mobilização ocorrerá até o mês de dezembro com atividades que destacam o papel das mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes na produção sustentável de alimentos saudáveis e nutritivos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Esportes

Jaraguá decide classificação à semifinal da LNF em clássico na Arena neste domingo (9)

Após vencer a primeira partida em Joinville, o Aurinegro tem a vantagem do empate no duelo decisivo
Jaraguá decide classificação à semifinal da LNF em clássico na Arena neste domingo (9)
Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas
 Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Economia

Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

Quem ganha até R$ 7.350 por mês vai se beneficiar com a medid
Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR
Política

Definição estadual atrelada à nacional

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Definição estadual atrelada à nacional
Ver mais de Brasil