Brasil

Ministério da Agricultura faz operação para fiscalizar pescados em supermercados

Na última sexta-feira (9) foi feita a coleta em Mato Grosso, somando 17 estados fiscalizados.

13 Mar 2019 - 06h00Por Ministério d Agricultura
Ministério da Agricultura faz operação para fiscalizar pescados em supermercados -

Servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizam nesta terça-feira (12) a “Operação Semana Santa”, em 16 Estados do Brasil, coletando amostras de pescado nacionais e importados na rede varejista. Na última sexta-feira (9) foi feita a coleta em Mato Grosso, somando 17 estados fiscalizados.

Os produtos alvo são os de maior consumo na Páscoa e maior valor comercial: bacalhau, salmão, sardinha e outros. A ação tem por objetivo o controle oficial de fraude por substituição de espécies de pescado, quando a empresa embala um peixe de qualidade inferior daquele informado no rótulo do produto. Deverão ser coletadas cerca de 230 amostras desses produtos no país. O material será analisado no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério, em Goiânia (LFDA-GO), que realizará análise pelo DNA do material, para verificar qual a espécie de peixe está dentro da embalagem.

O DNA começou a ser usado em 2015 e garante resultado com precisão de praticamente 100%. A coordenadora do Serviço de Controle de Programas Oficiais da Secretaria de Defesa Agropecuária, Adriana Aguiar Oliveira, destacou a importância da operação.

Ela disse que no ano passado, a operação resultou em um total de 87% de conformidade em amostras nacionais e 100% de conformidade em amostras de produtos importados, ambos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Participam da operação de coleta em torno de 70 servidores, divididos entre auditores fiscais agropecuários e agentes de inspeção.

A previsão é de que os resultados das amostras coletadas sejam disponibilizados em cerca de 15 dias, antes da Semana Santa. Para mais informações sobre a conformidade de produtos e as ações de combate à fraude em produtos de origem animal, podem ser consultadas em publicação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), no link: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-animal/arquivos-publicacoes-dipoa/anuario-dipoa-v4/view


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Covid-19: Pfizer anuncia doação de vacinas para atletas olímpicos

Início do megaevento foi remarcado para 23 de julho de 2021
Economia

Pagamento do abono anual para segurados da Previdência é antecipado

Abono equivale ao 13º salário dos segurados
Pagamento do abono anual para segurados da Previdência é antecipado
Economia

Parceria entre WEG e Vale dá início a produção de eletrocentros em Minas Gerais

Contrato firmado entre WEG e Vale prevê o fornecimento de eletrocentros solares para implantação do Projeto Sol do Cerrado, um dos maiores parques de geração de energia fotovoltaica do Brasil
Parceria entre WEG e Vale dá início a produção de eletrocentros em Minas Gerais
Geral

Ator Paulo Gustavo morre de covid-19

Comediante ficou conhecido por Minha Mãe é uma Peça
Ator Paulo Gustavo morre de covid-19
Ver mais de Brasil