vacina
Brasil

Ministério da Agricultura faz operação para fiscalizar pescados em supermercados

Na última sexta-feira (9) foi feita a coleta em Mato Grosso, somando 17 estados fiscalizados.

13 Mar 2019 - 06h00Por Ministério d Agricultura

Servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizam nesta terça-feira (12) a “Operação Semana Santa”, em 16 Estados do Brasil, coletando amostras de pescado nacionais e importados na rede varejista. Na última sexta-feira (9) foi feita a coleta em Mato Grosso, somando 17 estados fiscalizados.

Os produtos alvo são os de maior consumo na Páscoa e maior valor comercial: bacalhau, salmão, sardinha e outros. A ação tem por objetivo o controle oficial de fraude por substituição de espécies de pescado, quando a empresa embala um peixe de qualidade inferior daquele informado no rótulo do produto. Deverão ser coletadas cerca de 230 amostras desses produtos no país. O material será analisado no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério, em Goiânia (LFDA-GO), que realizará análise pelo DNA do material, para verificar qual a espécie de peixe está dentro da embalagem.

O DNA começou a ser usado em 2015 e garante resultado com precisão de praticamente 100%. A coordenadora do Serviço de Controle de Programas Oficiais da Secretaria de Defesa Agropecuária, Adriana Aguiar Oliveira, destacou a importância da operação.

Ela disse que no ano passado, a operação resultou em um total de 87% de conformidade em amostras nacionais e 100% de conformidade em amostras de produtos importados, ambos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Participam da operação de coleta em torno de 70 servidores, divididos entre auditores fiscais agropecuários e agentes de inspeção.

A previsão é de que os resultados das amostras coletadas sejam disponibilizados em cerca de 15 dias, antes da Semana Santa. Para mais informações sobre a conformidade de produtos e as ações de combate à fraude em produtos de origem animal, podem ser consultadas em publicação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), no link: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-animal/arquivos-publicacoes-dipoa/anuario-dipoa-v4/view


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ver mais de Brasil