Brasil
Justiça eleitoral manda tirar do ar inserção de Leite contra Sartori
A peça, veiculada no dia 16 de outubro, diz que, no primeiro turno, 70% dos eleitores de Pelotas haviam votado em Leite e que "quase 70% dos gaúchos disseram não ao governo Sartori, votando em outro candidato". No final, o eleitor era questionado: "Quem você acha que tá certo? Quem tem 70 por cento dos votos a favor? Ou quem tem 70 por cento dos votos contra?". No dia 7 de outubro, Sartori fez 31,11% dos votos no Estado, e Leite teve 69,5% dos votos em Pelotas, seu reduto eleitoral.
O desembargador eleitoral Silvio Ronaldo Santos de Moraes considerou que a propaganda, do jeito que foi encerrada, com os questionamentos, "confunde e induz a erro de avaliação". "A publicidade pode criar o pensamento de que proporção referida é a mesma, pois esse desfecho omitiu as informações de que, para um candidato, o porcentual é relativo ao Estado federativo e, para outro, referente a um município do Estado", explicou na decisão.
O magistrado citou o artigo 242 do Código Eleitoral para embasar sua decisão. "A propaganda não deve empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais", informa. O desembargador Silvio Ronaldo Santos de Moraes afirmou que o final do texto da peça "causa risco de prejudicar o direito de informação dos eleitores, na medida em que efetua uma equiparação incompatível com os dados apresentados no início da mensagem". O magistrado pediu urgência para o cumprimento da medida.
Procurada pela reportagem, a campanha de Eduardo Leite afirmou que cumprirá a decisão.
Matérias Relacionadas
Economia
PIB de Santa Catarina acelera e cresce 6,9% em 12 meses
O resultado representa uma aceleração frente aos 5,4% registrados até dezembro de 2024

Segurança
Comissão aprova projeto que define como infração grave atirar objetos para fora do veículo
Texto será analisado por outras duas comissões da Câmara antes de ir para o Senado

Política
Crise em viagem constante
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Geral
Previsão para o inverno 2025 em Santa Catarina indica frio intenso, geadas e nevoeiros
A estação é marcada pelos dias mais curtos, noites mais longas e pelas menores temperaturas do ano
