Caraguá
Processo

Indústria do Brasil interrompe 2 meses de alta e fica estagnada em maior

01 Jul 2016 - 14h25
A produção industrial do Brasil ficou estagnada em maio, resultado melhor do que o esperado mas que interrompeu dois meses seguidos de alta, mostrando que seu fôlego não conseguiu se sustentar diante da debilidade econômica.

O resultado de maio foi o melhor para o mês desde 2012, quando a produção subiu 0,1%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º).

Já em relação ao mesmo mês de 2015, houve queda da produção de 7,8%, a 27ª perda seguida nessa base de comparação.
Pesquisa da agência de notícias Reuters apontava que as expectativas de economistas eram de queda de 0,1% na comparação mensal e de 8% na base anual, nas medianas das projeções.

"Essa sequência positiva e esse período de maior intensidade para a produção industrial não reverte quedas passadas nem a queda de fevereiro (de 2,7%), que sozinha foi mais forte que os resultados positivos deste ano", disse o economista do IBGE, André Macedo, citando processo de normalização dos estoques da indústria.

Segundo o IBGE, o melhor resultado em maio foi apresentado pela categoria Bens de Capital, uma medida de investimento, com alta de 1,5% sobre abril, porém recuo de 11,4% na comparação com um ano antes.

O grupo Bens de Consumo mostrou leve avanço mensal de 0,1% e queda anual de 5,4%. Já a fabricação de Bens Intermediários teve queda de 0,7% sobre abril, recuando 8,1% contra um ano antes.

Doze dos 24 ramos pesquisados tiveram alta na comparação mensal. A principal influência positiva foi dada pelo aumento de 4,8% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias.

O setor industrial tem sido um dos mais afetados pela recessão enfrentada pelo país. Ainda assim, as expectativas vêm melhorando e ajudando a confiança.

 

 

Uol Notícias

Matérias Relacionadas

Saúde

Covi-19: Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
Covi-19: Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde
Geral

Gustavo Bardim participa da final do The Voice Kids neste domingo

Cantor guaramirense precisa do apoio da população, já que, o grande vencedor do reality show será decidido pelo público, através de votação pelo site GShow
Gustavo Bardim participa da final do The Voice Kids neste domingo
Esportes

CBF divulga tabela detalhada das semifinais da Copa do Brasil

Partidas de ida serão no dia 20 de outubro e volta ocorre no dia 27
Política

[Vídeo] Renan Calheiros e Jorginho Mello batem boca e trocam xingamentos na CPI

Senadores discutiram após relator da CPI afirmar que população tem a percepção de que governo Bolsonaro é corrupto
[Vídeo] Renan Calheiros e Jorginho Mello batem boca e trocam xingamentos na CPI
Ver mais de Brasil