Itapocu
Indústria

Indústria dá sinais de reação

29 Ago 2016 - 11h58
A indústria começa a dar os primeiros sinais de reação. Um estudo elaborado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) aponta que o pior da crise parece ter ficado para trás para fatia significativa do setor.

O levantamento mostra que todos os setores continuam com retração na atividade, mas o que determina o cenário mais positivo é a queda mais tênue. No trimestre encerrado em junho, por exemplo, a indústria de alta tecnologia, que inclui farmacêutica e aeronáutica, caiu 5,9%. No início do ano, a retração chegava a quase 20%.

"O nosso desempenho tem duas explicações. A primeira é que saúde é uma necessidade que todo mundo coloca como prioridade. A segunda explicação é que não há para quem transferir a necessidade de comprar um medicamento. No Brasil, 79% dos medicamentos são comprados pela própria pessoa", diz Antônio Britto, presidente da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa.

A mesma lógica vale para o setor de média alta tecnologia, que engloba veículos e máquinas e equipamentos. Em junho, a queda registrada foi de 7,9%. Na virada do ano, o tamanho do tombo superava 20%. "Esses setores foram afetados pela queda na confiança de empresários e consumidores", afirma Rafael Cagnin, economista do Iedi.

Por fim, a indústria de baixa tecnologia, conhecida por calçados, têxtil e alimentos, é a que está mais próxima do fim da recessão. No trimestre encerrado em junho, o recuo foi de apenas 0,3%. O setor tem sido beneficiado pela melhora das exportações, o que compensa o mau momento do mercado interno.

Juntos, esses três grandes setores equivalem a 62,1% da indústria brasileira. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

Matérias Relacionadas

Política

Tudo certo

Confira os bastidores da política deste sábado (15) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Tudo certo
Economia

FIESC prevê alta de 3,86% para setor de borracha e plásticos em SC

Selic em alta deve restringir avanço; nível de renda das famílias e ciclo da construção civil minimizam impacto da alta dos juros
FIESC prevê alta de 3,86% para setor de borracha e plásticos em SC
Segurança

Considerado maior assaltante e sequestrador de SC morre em confronto com a Polícia

Ele foi responsável por sequestros em Santa Cecília e Santa Terezinha, além de roubos de armas em Blumenau e Itaiópolis, ocorridos entre 2023 e 2024 e tinha uma pena de 60 anos a cumprir
Considerado maior assaltante e sequestrador de SC morre em confronto com a Polícia
Política

União Brasil oficializa convite para Lunelli se filiar à sigla e ser candidato a governador de SC

Sigla terá no plano nacional Ronaldo Caiado, Gustavo Lima e Pablo Marçal
União Brasil oficializa convite para Lunelli se filiar à sigla e ser candidato a governador de SC
Ver mais de Brasil