Banner Proauto
Olimpíadas

Ícone do judô brasileiro, Tiago Camilo leva virada e é eliminado nas oitavas

10 Ago 2016 - 15h47
Ícone do judô brasileiro, Tiago Camilo leva virada e é eliminado nas oitavas -


Tiago Camilo entrou no tatame da Arena Carioca 2 já eternizado na história do esporte brasileiro. Dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008) e em sua quarta participação nos Jogos, o veterano de 34 anos é o considerado o judoca mais técnico do país. Entretanto, apesar de estar muito bem fisicamente, ele não tem mais a mesma explosão que lhe deu também o título mundial de 2007. Esse ponto acabou fazendo a diferença, nesta quarta-feira, no duelo de oitavas de final contra o Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, que é nove anos mais novo do que o paulista. Tiago saiu na frente com yuko, mas acabou tendo menos gás para atacar na reta final da luta, sofreu um wazari e acabou dando adeus antes das quartas à sua última Olimpíada. Ao deixar o tatame da Arena Carioca 2, o judoca que fez parte de várias gerações da seleção brasileira foi bastante ovacionado pela torcida, que soube reconhecer a sua importância.


Mesmo tendo feito apenas duas lutas na Rio 2016, Tiago não deixou de presentear o público com a sua maior marca na carreira: a busca incessante pelo golpe perfeito. Foi com um bonito ippon a vitória sobre o sul-africano Zack Piontek, pela primeira rodada.

Pouco antes de Tiago ser eliminado, Maria Portela, do até 70kg, havia sido desclassificada por entrada irregular de golpe no duelo de oitavas de final contra a austríaca Bernadette Graf. Assim, o judô brasileiro teve o seu pior dia nos tatames do Rio. Nos quatros dias anteriores, ao menos um representante do país chegou ao bloco da tarde, quando são disputadas a repescagem, semifinais e finais. Até aqui, a seleção brasileira conquistou "apenas" o ouro com Rafaela Silva, mas frustrou as expectativas que tinha de medalha com Sarah Menezes (até 48kg), Érika Miranda (até 52kg) e Victor Penalber (até 81kg). Na terça-feira, o medalhista de bronze no Mundial do ano passado, o carioca decepcionou nesta terça-feira, ao cair nas oitavas de final. Mariana Silva surpreendeu no até 63kg e acabou em quinto.

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Anvisa: dois casos da variante Ômicron são identificados no Brasil

Instituto Adolfo Lutz vai fazer análise confirmatória
Anvisa: dois casos da variante Ômicron são identificados no Brasil
Política

Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

O ato de assinatura da ficha de filiação ocorreu na manhã de hoje
Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL
Economia

Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente

Fraudes e irregularidades também podem ser denunciadas
Governo pede devolução de auxílio emergencial recebido indevidamente
Economia

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje

Segunda metade deverá ser depositada até 20 de dezembro
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje
Ver mais de Brasil