dengue 2
Olimpíadas

Ícone do judô brasileiro, Tiago Camilo leva virada e é eliminado nas oitavas

10 Ago 2016 - 15h47


Tiago Camilo entrou no tatame da Arena Carioca 2 já eternizado na história do esporte brasileiro. Dono de duas medalhas olímpicas (prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008) e em sua quarta participação nos Jogos, o veterano de 34 anos é o considerado o judoca mais técnico do país. Entretanto, apesar de estar muito bem fisicamente, ele não tem mais a mesma explosão que lhe deu também o título mundial de 2007. Esse ponto acabou fazendo a diferença, nesta quarta-feira, no duelo de oitavas de final contra o Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, que é nove anos mais novo do que o paulista. Tiago saiu na frente com yuko, mas acabou tendo menos gás para atacar na reta final da luta, sofreu um wazari e acabou dando adeus antes das quartas à sua última Olimpíada. Ao deixar o tatame da Arena Carioca 2, o judoca que fez parte de várias gerações da seleção brasileira foi bastante ovacionado pela torcida, que soube reconhecer a sua importância.


Mesmo tendo feito apenas duas lutas na Rio 2016, Tiago não deixou de presentear o público com a sua maior marca na carreira: a busca incessante pelo golpe perfeito. Foi com um bonito ippon a vitória sobre o sul-africano Zack Piontek, pela primeira rodada.

Pouco antes de Tiago ser eliminado, Maria Portela, do até 70kg, havia sido desclassificada por entrada irregular de golpe no duelo de oitavas de final contra a austríaca Bernadette Graf. Assim, o judô brasileiro teve o seu pior dia nos tatames do Rio. Nos quatros dias anteriores, ao menos um representante do país chegou ao bloco da tarde, quando são disputadas a repescagem, semifinais e finais. Até aqui, a seleção brasileira conquistou "apenas" o ouro com Rafaela Silva, mas frustrou as expectativas que tinha de medalha com Sarah Menezes (até 48kg), Érika Miranda (até 52kg) e Victor Penalber (até 81kg). Na terça-feira, o medalhista de bronze no Mundial do ano passado, o carioca decepcionou nesta terça-feira, ao cair nas oitavas de final. Mariana Silva surpreendeu no até 63kg e acabou em quinto.

Matérias Relacionadas

Economia

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Segurança

(Vídeo) Polícia Civil esclarece homicídio em Schroeder e prende três pessoas

Corpo encontrado em novembro de 2023 era de Jackson Luís Albano, desaparecido desde agosto.
(Vídeo) Polícia Civil esclarece homicídio em Schroeder e prende três pessoas
Ver mais de Brasil