dengue
Brasil

Ibope: em São Paulo, Bolsonaro tem 62% e Haddad, 38%

27 Out 2018 - 23h24
No dia anterior ao segundo turno da eleição presidencial, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 62% das intenções de voto entre eleitores de São Paulo, contra 38% de Fernando Haddad (PT), aponta pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada neste sábado, 28. O cálculo considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui os brancos, nulos e indecisos.

Em relação à pesquisa divulgada pelo Ibope na última terça-feira, 23, Bolsonaro oscilou 2 pontos para baixo e Haddad variou dois pontos para cima nas intenções de voto do eleitorado paulista.

No critério de votos totais, Bolsonaro tem 53% (tinha 54%) e Haddad aparece com 33% (era 31%) em São Paulo. Brancos e nulos continuam somando 11% e 3% dos eleitores se dizem indecisos ou não responderam ao questionamento - mesmo porcentual da pesquisa anterior.

Haddad e Bolsonaro empatam tecnicamente na capital paulista, onde o petista tem 51% e o candidato do PSL tem 49% das intenções de votos válidos. Na periferia da Grande São Paulo, Bolsonaro supera o adversário em 63% a 37%. No interior, o capitão reformado tem uma vantagem de 71% contra 29%.

Entre os eleitores que votam em João Doria (PSDB) para o governo de São Paulo, Bolsonaro tem 84% das intenções de votos válidos. Já entre os simpatizantes de Márcio França (PSB), Haddad consegue 59% no mesmo cenário.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 27 de outubro de 2018. Foram entrevistados 2.002 votantes. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi contratado pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela TV Globo, sendo registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo SP-02081/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE_ sob o protocolo BR-04466/2018.

Matérias Relacionadas

Política

Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal

A viagem está marcada entre os dias 8 e 14 de julho. O objetivo é fortalecer as relações entre o estado e o país europeu, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia, turismo e comércio
Governador lidera comitiva em busca de novas parcerias com Portugal
Esportes

Jaraguá Futsal vence Blumenau e continua no pelotão dos líderes da Liga Nacional

Com o resultado, o time jaraguaense figura na vice-liderança, com 24 pontos, mesmo número do Magnus que está na ponta pelo saldo de gols
Jaraguá Futsal vence Blumenau e continua no pelotão dos líderes da Liga Nacional
Geral

Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado

Prêmio para o próximo concurso será de R$ 53 milhões
Ninguém acerta as seis dezenas na Mega-Sena nesse sábado
Geral

Número de mortes por enchentes no RS aumenta para 176

Corpo não identificado foi encontrado em Venâncio Aires
Número de mortes por enchentes no RS aumenta para 176
Ver mais de Brasil